Projetos

Tapioca

Escola de Educação Básica Lauro Ribeiro e EMEB Assis Brasil
Jaguarão e Pedras Altas - RS

MARCO ANTONIO SIQUEIRA BARCELOS

  • João Gabriel David Machado
  • Emily da Silva Paiva
  • Jonas Martinez San Martins

Técnicas de Restauração – Uma Plantação de Feijões para Restaurar uma Área inservível.

Dentro do tema Técnicas de Restauração, o Grupo Tapioca propõe a restauração de uma área próxima de suas casas, área esta abandonada e, com uma plantação de feijões, além de proporcionar alimentos livre de agrotóxicos (conforme mostrado no vídeo), espera-se que possa trazer uma visão de alimentação saudável frente às adversidades da degradação ambiental.
Propõe-se a ideia de que formas alternativas de rotação de culturas, começando pelo feijão, possam vir a restaurar o solo de forma a voltar a ser aproveitado para que famílias desfrutem de alimentos sadios. No próximo ano, visando restaurar ainda mais o solo, será feita a substituição da plantação proposta agora, por feijões cariocas e posteriormente outras culturas.
Esta área, anteriormente, foi usada no plantio de soja e arroz, ficando com um solo muito enfraquecido em função do uso de agrotóxicos e do desmatamento. Depois de feita essa plantação de feijões, ao redor, faremos o replantio de árvores que, serão substituídas por aquelas derrubadas em função de obter uma área maior para plantar a soja e o arroz.
Esta proposta, acima de tudo, traz uma visão de conscientização ambiental e preservação dos recursos naturais, até mesmo, porque pensamos que hoje, mais do que nunca, nos sentimos ameaçados pelo descaso de algumas pessoas em relação à problemática ambiental.
Nós três, moradores da zona rural e, preocupados com o abandono de áreas ocupadas anteriormente pelo cultivo de soja e arroz, que não servem inicialmente para o uso da pecuária, nos sentimos gratos por podermos propor uma ação de restauração dessa área.

Grupo Tapioca: Emily da Silva Paiva, Jonas Martinez San Martins, João Gabriel David Machado

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.