Projetos

The Five

E. M. Profª Edileusa Brasil Soares de Souza
São Sebastião - SP

Marina Gusson Carneiro da Costa

  • Marisol Brito Margarida
  • matheus henrique messias costa
  • Hillary Danielle Campos Ferreira
  • Willams leite da Silva
  • vitoria barros da silva

Nosso grupo é formado por 5 estudantes do 9º ano da E. M. Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias.
Quando ficamos sabendo da Olimpíada, faltavam poucos dias para acabar a segunda fase, por isso nossa professora marcou um plantio de mudas na trilha da Cachoeira do Caetano em Maresias para todos que tivessem interesse de participar da Olimpíada. A Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião (SEMAM) doou e nos trouxe 9 mudas nativas do viveiro municipal, e mandou funcionários da SEMAM e da empresa Maresias Tur para nos ajudar. Nosso grupo plantou 5 dessas mudas em meio à trilha, das espécies Grumixama, Araçá, Pitanga, Goiaba e Ipê.
Quando a segunda fase foi prorrogada, decidimos fazer mais três planos de ação: pesquisar sobre a Cosmologia Indígena; fazer receitas com partes de alimentos que costumam ser descartadas, como cascas e talos; e pesquisar e cultivar plantas alimentícias não convencionais (PANC’s).
Pesquisamos sobre PANC’s e percebemos que conhecíamos algumas. Compramos sementes mistas de PANC’s com uma pessoa, e plantamos numa área de 5 x 5m na escola, porém não brotou até o momento.
Marcamos uma visita à Aldeia Indígena do Rio Silveira, em Boracéia, no dia dos povos indígenas, e juntos formulamos uma lista de perguntas para entrevistar algum indígena. Assistimos apresentações, conversamos com as pessoas e entrevistamos um professor indígena da Aldeia, chamado Wera, para saber mais sobre sua cultura, crenças, desafios e mensagens.
Em nossas casas, passamos a observar quais partes de alimentos vão para o lixo mas poderiam ser aproveitadas. Pedimos para as merendeiras separarem as cascas de legumes de uma dia, e fizemos chips de casca de batata doce assado, distribuímos para professores, alunos e funcionários provarem, explicando como fazia. Com cascas de cebola e outros vegetais, fizemos um caldo de legumes natural que congelamos em forminhas de gelo. Com partes inaproveitáveis fizemos uma composteira.
Postamos tudo no instagram the_five_natureza.0

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.