Plano de ação 02 – Memória das águas

Turista em Salesópolis (SP). Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro

Memória das águas

PA2 – A água no território: impactos e restauração

Tema formativo – Legislação de proteção / Escassez Hídrica

Título: Memória das águas

Desafios

  1. Identificar, conhecer e divulgar iniciativas de recuperação de nascentes ou áreas degradadas importantes para a restauração dos ecossistemas locais e preservação dos recursos hídricos
  2. Mapear a rede hidrográfica e mananciais que fornecem água para seu município

Contexto: A falta de água é um problema local, até porque a gestão dos recursos hídricos é de responsabilidade das administrações municipais. Embora seja local, a escassez hídrica é uma ameaça atual, generalizada. Além do consumo crescente, a causa da escassez pode estar a milhares de quilômetros devido a transformação do uso do solo em regiões produtoras de água como cabeceiras de rios e grandes áreas florestadas. A escassez atual tem origem humanas como o aumento no consumo e o comprometimento da qualidade da água por poluição. O desmatamento por sua vez ocasiona a “morte” de nascentes e alterações no regime das chuvas, algo que afeta a produção de alimentos. A falta de água também compromete a produção de energia hidrelétrica, ocasiona racionamento e apagões com impacto na atividade industrial e na vida das populações urbanizadas. A boa notícia é que as nascentes podem ser restauradas.

Para realizar o desafio é importante entender sobre

  • Recursos hídricos 
  • Legislação e iniciativas de proteção
  • Ciclo hidrológico
  • Hidrografia, clima e regime de chuvas
  • Urbanização, uso do solo e impermeabilização 
  • Rios voadores 
  • Desmatamento – efeito local e regional

Atividade sugerida

Seja um caçador de nascentes

Etapas

  1. Converse com pessoas que vivem em seu bairro há muito tempo e descubra a existência e localização de nascentes em seu território. Você também pode pesquisar por fotografias antigas conversando por esses moradores e professores. Na prefeitura de seu município você pode encontrar fotografias aéreas e comparar com as imagens atuais do Google Earth.
  2. A partir dessas conversas e pesquisas, reconstitua local no passado por meio de texto descritivo ou desenho. Quanto mais rica sua descrição melhor. Em sua descrição:
    1. comente sobre o período retratado
    2. o que havia no lugar
    3. qual foi o motor das transformações
    4. como a vida das pessoas mudou ao longo do tempo
    5. identifique e fale sobre os usos do solo que você identifica na área estudada. Esses usos podem ser moradia, agricultura, indústria, área preservada, vias de circulação etc.
  3. Avalie o ambiente atual e a qualidade da água no local. A nascente foi aterrada, canalizada, recebe ou não esgoto ou águas servidas? O local parece cuidado? Neste caso, por quem? A água aparenta estar poluída, apresenta odor ou ou colocação alterada? O entorno é impermeabilizado ou tem vegetação? O que restou da vegetação nativa do entorno da nascente? Existe acúmulo de resíduos no local? Organize as informações em uma tabela
  4. Tente descobrir a existência de proprietários de terra ou de organizações que promovam trabalhos com objetivo de proteção e recuperar os recursos hídricos de sua região e veja formas de contribuir. É possível conseguir uma parceria para restaurar uma área dentro de uma propriedade privada. Apresentando casos de sucesso para convencê-los da importância. 
  5. Ainda que você não consiga um parceiro para promover a recuperação, reúna todos esses materiais em um relatório que possa ser apresentado a membros do poder municipal. 

Sugestões de entrega

  • Elaborar um podcast
  • Um painel interativo para uso didático usando prezi ou microsoft sway, por exemplo
  • Protocolar seu documento na secretaria de meio ambiente de seu município pedindo a recuperação da área estudada.

Qualquer uma das opções acima, desde que publicados em alguma mídia social, usando hashtags específicas da olimpíadas, ou cópia do documento protocolado, se entregue ao poder público local. 

Fontes de pesquisa e inspiração

Reportagem da revista época apresenta a experiência de moradores identificando e recuperando nascentes na cidade de São Paulo – https://www.youtube.com/watch?v=c3IAL8eNqCE

Rios e ruas, iniciativa que chama atenção para a relação equivocada que adotamos diante dos rios no processo de crescimento urbano e propõe ações para recuperar e devolver os rios às cidades. Site apresenta metodologia de trabalho e casos de sucesso – http://rioseruas.com.br/rioseruas/

Projeto Volume Vivo, iniciativa que documentou os diversos aspectos sociais, técnicos e ambientais relacionados ao uso e importância das águas para a sociedades humanas – https://www.youtube.com/c/ProjetoVOLUMEVIVO

Programa de recuperação de nascentes em Mogi Guaçu – https://www.wwf.org.br/?74443/Programa-Raizes-do-Mogi-Guacu-promove-plantio-de-mudas-nativas-na-regiao-de-Socorro-SP

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