Plano de ação 07 – Mapa da ação do ser humano na natureza

Vista superior de alguns edifícios em São Paulo, Brasil Shutterstock/ESB Professional

Mapa da ação do ser humano na natureza

PA 7 – Diagnóstico ambiental em área urbana

Tema formativo – Técnicas de restauração / Comunidades 

Título: Mapa da ação do ser humano na natureza

Desafios: 

  1. Compreender que nosso meio, mesmo se for urbano, é composto de elementos naturais bióticos (os seres vivos) e abióticos (temperatura, relevo, chuvas, etc) 
  2. Identificar ações humanas sobre o ambiente que alteram a dinâmica dos processos naturais e podem provocar danos e riscos
  3. Ler e interpretar mapas, relacionar os arranjos espaciais, o uso do solo e outras intervenções do homem com mudanças no meio ambiente

Contexto: Você já deve ter ouvido alguém dizer que precisa se conectar com a natureza ou viver mais perto dela. Talvez porque viver em cidades traz a sensação de que a natureza está distante de nós. Mas isso não é verdade. A natureza, entendida como o conjunto dos elementos naturais bióticos e abióticos, seus processos e interações não estão ausentes das cidades. O fato é que as cidades são ecossistemas pouco convidativos para a maioria das espécies vivas. Cidades são ambientes onde o grau de interferência humana atinge um nível máximo. Mas o que faz deste ambiente, onde vivem mais de 80% da população brasileira, tão pouco convidativo para tantas espécies e para a nossa própria vida?

Para realizar o desafio é importante entender sobre

  • paisagens naturais e paisagens humanizadas
  • ecologia, nicho ecológico, cadeia alimentar
  • formas de poluição urbana (sonora, atmosférica, luminosa) 
  • ocupação e uso do solo nas cidades
  • saneamento e resíduos
  • problemas ambientais urbanos, saúde e qualidade de vida
  • escassez hídrica

Atividade sugerida

Elaboração de um croqui cartográfico para diagnóstico da qualidade de vida com base na interpretação de imagem aérea (Google earth).

Para entender o que é um croqui e as etapas de sua confecção consulte a primeira indicação das fontes de pesquisa (no site, a gente pode por o link direto pra esse pedaço). Você verá que, como em qualquer mapa, o tema representado varia conforme o interesse de quem o faz. Desta forma, você e sua equipe deverão usar todos os conhecimentos prévios e refletir sobre quais aspectos do ambiente urbano mais afetam negativamente a qualidade de vida e, então, mapeá-los. 

Etapas:

  1. Determine a área que será mapeada. Ela não pode ser muito grande para facilitar o mapeamento. Converse com seus professores sobre a proposta para fazer uma boa escolha.
  2. Considerando a área / comunidade escolhida, converse com diferentes pessoas da comunidade sobre os aspectos da vida urbana que elas menos gostam, pergunte pelos problemas urbanos que afetam sua qualidade de vida. Os mais comuns em grandes cidades são trânsito excessivo, falta de equipamentos de lazer e áreas verdes, poluição do ar, do solo, da água e sonora, enchentes, proliferação de animais indesejados etc. É importante lembrar que cada um desses tem causas e consequências específicas. Em cidades pequenas, próximas a áreas agrícolas, de mineração, aterros sanitários ou indústrias, podem sugerir outras respostas. Por isso, cuidado para não induzir as respostas. Quanto mais pessoas você consultar, melhor. E se forem pessoas de diferentes idades, gêneros e origens étnicas, melhor ainda. Seu inventário prévio terá maior representatividade! 
  3. Questione seus entrevistados sobre possíveis soluções para os problemas que apontarem. Anote tudo e perceba a importância da participação popular e da escuta quando se pretende melhorar a vida em uma comunidade.
  4. Localize no território onde estão os entrevistados e os problemas apontados por eles. Para isso, faça uma lista enumerando os problemas apontados e indique no croqui “rascunho” ou simplesmente uma imagem impressa do google maps cada localização. Tome nota de tudo que for importante ou mesmo, grave as conversas para ouvir novamente se necessário. Nesse caso, peça consentimento antes de começar a gravar.
  5. A partir da lista de problemas enumerados, proponha uma classificação dos problemas apontados. Feito isso, organize a legenda do croqui
  6. Seguindo os passos do tutorial em vídeo nas sugestões de fontes de pesquisa (no site, a gente pode por o link direto pra esse pedaço), desenhe o croqui da área em estudo.
  7. Elabore um texto síntese, mostrando como a alteração dos aspectos naturais e as intervenções humanas afetam a qualidade de vida urbana. Ao final do texto, apresente estratégias inovadoras para restaurar a qualidade de vida por meio de ações de restauração ambiental. As mais tradicionais são: arborização urbana, recuperação de nascentes, revitalização de praças e parques por meio de ações comunitárias, criação de hortas comunitárias etc. 

Para ter boas propostas não se esqueça que: 

  • É importante conhecer a causa dos problemas e se antecipar a eles. 
  • Considerar inaceitável qualquer ação degradante é um bom começo para evitar problemas futuros. A realidade demonstra que prevenir é sempre mais barato do que remediar. 
  • Deter o avanço de um problema como contaminação do solo e lençol freático, por exemplo, é um bom começo
  • Oferecer pouso e abrigo para espécies nativas afetadas pela perda de habitats ajuda a restabelecer  as interações ecológicas em áreas em regeneração.

Observação: Esse projeto privilegia atividades ao ar livre, o aprofundamento do conhecimento do território, mas implica no contato com moradores locais. Prepare-se para interagir com atenção aos protocolos sanitários.

Sugestões de entrega: 

  • Portfólio com croqui. Uma opção é utilizar o issuu
  • Redação de proposta de intervenção no meio urbano

Fontes para pesquisa e inspiração: 

Como fazer um croqui – https://www.youtube.com/watch?v=NzxRZZYu9CQ

Diagrama da Economia circular – https://depositorioceds.espm.edu.br/uma-economia-circular-no-brasil-uma-abordagem-exploratoria-inicial/

Jardim de chuva – https://www.ecycle.com.br/jardim-de-chuva/

Sobre arborização urbana – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cea/2014/11/21-caderno-de-educacao-ambiental-arborizacao-urbana/

Atividades para envolver e sensibilizar – https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2020/09/Jogos-e-din%C3%A2micas-para-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental.pdf

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