PA 15: Proposta de intervenção artística acerca dos serviços sistêmicos
Tema formativo: Serviços ecossistêmicos
Título: Valor da natureza
Desafios:
Contexto: Quando escutamos as notícias de jornais e outras mídias a respeito da economia de nosso país ou até mesmo sobre o mundo, os dados apresentados, em grande maioria, giram em torno do PIB, da quantidade ou não de empregos que foram gerados, da bolsa de valores, valorização de moeda, impostos arrecadados… Raramente o tema econômico aborda aspectos relacionados ao meio ambiente ou como preservá-lo contribui com a economia de um país. Entretanto, a economia está diretamente ligada aos serviços ecossistêmicos prestados pela natureza, isto é, aos benefícios do meio ambiente que servem como base para o bem estar humano, assim como para o desenvolvimento das atividades econômicas. Para ficar mais claro, você sabe que a maioria das chuvas que ocorrem na região Sudeste é devido aos rios aéreos que se formam no Norte do nosso país? Se não fosse essa dinâmica complexa e natural, como as grandes cidades fariam para ter um grande aporte de água? Quanto gastariam em dinheiro para manter condições climáticas adequadas para a dinâmica urbana? O valor é bem desafiante calcular, mas podemos perceber a importância econômica se pudéssemos estimar quanto de dinheiro seria gasto para transportar a quantidade de água que os rios voadores fornecem naturalmente para as cidades. Quando esses números são revelados, fica mais claro para a sociedade que preservar e restaurar a natureza é vantajoso em todos os sentidos. Outro fator preponderante, para que os serviços ecossistêmicos sejam divulgados na forma de cifras, é compreender que o assunto deve ser levado em consideração na tomada de decisões, sejam elas públicas, privadas ou de pequenos grupos. É urgente que esses valores sejam revelados, enfatizados, problematizados em todos os âmbitos sociais. E como será que podemos fomentar reflexões em torno destes números? Nada melhor do que unir arte ao ativismo ambiental, afinal a arte nos mobiliza de diferentes formas, causa impacto, curiosidade, atenção, comunica, provoca questionamentos e também nos educa.
Para realizar o desafio é importante entender sobre:
Atividade sugerida
Intervenção artística para evidenciar números relacionados aos serviços ecossistêmicos
Etapas:
Observações: Pense em uma intervenção artística que evidencie a grandeza dos números. Essa proposta requer muita criatividade e você pode se inspirar em outros artistas. Procure pessoas ligadas às artes visuais e peça ajuda para elaborar uma intervenção potente e significativa para o contexto local. Algumas reflexões podem te ajudar a pensar sobre como esses números serão apresentados em forma de arte: Você quer provocar um mistério ou produzir um impacto instantaneamente? As pessoas poderão interagir com a obra? Será uma obra ou várias? Quais sistemas sensoriais você quer estimular? Quais recursos tecnológicos podem ser explorados? Por quanto tempo ela ficará exposta? O que fazer após a intervenção?
Sugestões de entrega
Fontes de pesquisa e inspiração:
https://exame.com/economia/os-servicos-ambientais-da-floresta-e-o-risco-do-desmatamento-m0164749/
https://www.youtube.com/watch?v=uREl2CzWDPk
https://www.ecycle.com.br/arte-e-meio-ambiente-ambiental-sustentavel-sustentabilidade/
http://securahumana.com/sobre https://www.mulheresnatravessa.com/
Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão nas duas categorias:
Os projetos serão analisados por uma comissão julgadora formada por especialistas do WWF-Brasil e parceiros. Os critérios podem ser consultados no Regulamento da RESTAURA NATUREZA. Serão premiadas os 10 grupos que tiverem mais pontos somando-se os pontos da Primeira Fase com os da Comissão Julgadora.
Todas as ações enviadas poderão ser votadas através do site da RESTAURA NATUREZA. Serão premiados como vencedores em 1º ao 5º lugar os grupos que tiverem mais pontos. Cada voto valerá 1 ponto somado aos pontos acumulados pelo grupo na primeira fase.
Entre os prêmios para os grupos vencedores da Restaura Natureza há:
Uma viagem de campo com tudo pago para conhecer uma unidade de restauração;
Kits de produtos do WWF-Brasil;
Participação do Ebook de vencedores da 1º Restaura Natureza com um capítulo sobre a ação que executaram.
Forma de obter pontos | PONTOS |
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Cadastro na Plataforma | 1 ponto |
Convidar um amigo | 2 pontos por amigo que se cadastrar |
9 quizzes | 10 pontos cada quiz, até 90 pontos |
Mulheres e estudantes que se declararem negros ou indígenas | Acréscimo de 10% na nota da primeira fase (individual) |
Para a SEGUNDA FASE os estudantes serão convidados a formar um grupo de até 5 pessoas. A pontuação individual acumulada na PRIMEIRA FASE de cada um dos membros do grupo será somada compondo a pontuação final do grupo na PRIMEIRA FASE. Esta pontuação será contabilizada com os pontos adquiridos na SEGUNDA FASE para a classificação final .
Categoria Comissão Julgadora
Critérios de avaliação | Quantidade máxima de pontos |
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Engajamento | 150 pontos |
Comunicação | 150 pontos |
Técnicas Restauradora | 150 pontos |
Diversidade de Espécies Nativas | 150 pontos |
Área Restaurada | 300 pontos |
TOTAL | 1000 pontos |
A Comissão Julgadora atribuirá a cada registro de ação de restauração até 1.000 pontos, aplicando-se os seguintes critérios:
Engajamento (0 a 150 pontos)
Serão considerados público total engajado na campanha e ação restauradora, profundidade do envolvimento e pertinência das pessoas envolvidas, tais como demais estudantes e professores da escola, poder público, produtores rurais, organizações sociais, vizinhos, etc.
Comunicação (0 a 150 pontos)
Análise da clareza, qualidade e formatos diversos dos registros da ação restauradora enviados à Restaura Natureza. Serão aceitos textos, fotos e vídeos. Também serão considerados neste critério eventuais esforços e sucessos nas estratégias de comunicação da ação como um todo, incluindo publicações dentro e fora da comunidade escolar.
Técnica restauradora (0 a 150 pontos)
Uso ou disseminação de boas práticas de restauração, conjugação de diferentes práticas que restauram a natureza e as relações com a natureza e inovação nas ações para restaurar.
Diversidade de espécies nativas (0 a 150 pontos)
Envolvimento da maior diversidade de espécies utilizadas na restauração (sementes e mudas de acordo com as características locais) e também espécies de fauna beneficiadas na ação restauradora.
Área restaurada (0 a 300 pontos)
Espaço total envolvido na ação, seja em área total ou número de propriedades incluídas. Será considerada principalmente a área diretamente plantada, semeada ou beneficiada por uma ação iniciada.
Categoria técnica (até 500 pontos da primeira fase + até 1000 pontos da segunda fase)
Grupos formados por estudantes de escola pública terão um acréscimo de 10% na nota final desta categoria.
Categoria popular (até 500 pontos da primeira fase e infinitos da segunda fase em que cada voto vale 1 ponto).
Grupos formados por estudantes de escola pública terão um acréscimo de 10% na nota final desta categoria.
Cinthia Rodrigues, jornalista, cocriadora da Quero na Escola, especialista em engajamento com a comunidade escolar.
Giuliana do Vale Milani, gestora ambiental, especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis.
Camila Martins da Silva Bandeira, professora, bióloga, mestre em Ensino de Ciência com pesquisa na área de História das Ciências, Educação Ambiental e Trabalho de Campo.
Társio Magalhães Tognon, professor, geógrafo, mestre em Ciência Ambiental com pesquisa em Cartografia Participativa e Aprendizagem Social realizada em comunidades quilombolas.
Gabriela Yamaguchi, jornalista, especialista em Educação e Engajamento para Estilos Sustentáveis de Vida, foi coordenadora do primeiro desafio educacional de geografia e história do Brasil.