Plano de ação 18 – Canal da comida total

Foto : Shutterstock/o mundo de Le

Canal da comida total

PA 18 – Criação de uma comunicação virtual para abordar alimentação e diminuição de resíduos sólidos no ambiente

Tema formativo: Técnicas de restauração 

Título: Canal da comida total

Desafios 

  1. Entender que a forma com a qual nos relacionamos com os alimentos interfere diretamente no meio ambiente
  2. Elaborar receitas culinárias e outras ações que ajudam a restaurar o espaço vivido pelo estudante
  3. Compartilhar experiências e estimular outras pessoas a criar ações semelhantes

Contexto: Os alimentos são fonte de energia para manter o nosso organismo vivo, mas são muito mais do que isso. São fontes de prazer, felicidade, criação de vínculo, produto cultural e também uma excelente ferramenta para a sustentabilidade. Dados recentes mostram que toneladas de alimentos são desperdiçados no Brasil, assim como em outros países, gerando um grande impacto no ambiente. Cerca de 17% da produção alimentícia mundial é descartada; desse total 61% está relacionada ao descarte de alimentos das famílias. São 60 quilos por pessoa/ano no Brasil, segundo a ONU. Porém, não é apenas o produto descartado nas casas a fonte dos problemas ambientais: há questões em toda sua cadeia de produção, que vai da terra cultivada, muitas vezes resultado de um ecossistema totalmente modificado para a plantação, utilização de agrotóxicos, passando pela forma de embalagem, armazenamento e transporte. Esse caminho gera impactos significativos, como a emissão de gases de efeito estufa. De 8% a 10% deles são derivados dos alimentos descartados, tornando-se parte direta das mudanças climáticas. 

Ao mesmo tempo, cada vez mais famílias estão vivenciando a insegurança alimentar, uma contradição evidente. Estima-se que no Brasil mais da metade das pessoas estão nesta situação, isto é, não sabem se no próximo dia terão comida em sua mesa. Esse quadro é derivado da situação econômica do país, em conjunto com a diminuição de políticas públicas a favor do tema.  Para aqueles que tiveram possibilidades, em meio a pandemia, foi crescente o interesse por cozinhar seu próprio alimento, modificando sua relação com a comida e promovendo novas experiências. Esse plano de ação te convida a refletir sobre as questões apresentadas, elaborar vivências sustentáveis em torno da alimentação, utilizando os alimentos integralmente, com o objetivo de colaborar com a diminuição dos resíduos sólidos, restaurar o seu espaço e melhorar a sua qualidade de vida. 

Para realizar o desafio é importante entender sobre:

  • Cálculos matemáticos
  • Cadeira de produção de alimentos
  • Impacto dos resíduos orgânicos no ambiente
  • Segurança alimentar
  • Práticas culinárias
  • Técnicas de conservação dos alimentos
  • Horta urbana
  • Compostagem
  • Ferramentas digitais

Atividade

Produzir um canal virtual de experiências culinárias e outras ações de restauração  

Etapas

  1. Para começar, faça uma análise, preferencialmente com a sua família, sobre os alimentos e receitas que vocês costumam comer. Quais são as preferências alimentares de cada um? O que gostariam de comer mais? Quais são os desafios de cozinhar na sua casa? O que desejam mudar nesta rotina? Elabore um pequeno registro; ele será fonte para planejar as próximas etapas
  2. Analise o que está sendo jogado nas lixeiras. Quais alimentos vocês não aproveitam integralmente? Quais acabam estragando? Quais resíduos poderiam ser reaproveitados? 
  3. Elabore uma estimativa de quanto de resíduos orgânicos estão sendo produzidos pela sua família. Separe os resíduos orgânicos que foram produzidos em um dia e pese. Realize o mesmo procedimento ao longo de, pelo menos, sete dias, e faça uma média. Realize cálculos para indicar, com base na sua média, quanto seria em um mês, um ano e uma década. Utilize esses dados no primeiro episódio do seu canal. Ele te ajudará a justificar a importância de suas ações.
  4. Como você poderia evitar que toda essa quantidade de resíduo orgânico fosse lançada no ambiente? A primeira ideia é a de utilizar o máximo possível dos alimentos. Para isso é necessário promover pesquisas e novas experiências culinárias. Com base no consumo da sua casa, aprenda quais alimentos podem ser consumidos integralmente. Por exemplo, é possível utilizar a casca de banana em receitas, a casca de abacaxi pode virar chá, e as sementes de abóbora podem se tornar petiscos crocantes
  5. Hora de colocar a mão na massa, ou melhor nos alimentos. Reproduza receitas, crie novos caminhos culinários a partir dos gostos familiares, organize a degustação dessas receitas e documente esse processo com filmagens e fotografias. Dê preferência a alimentos da época e produtos do bioma de onde você mora.
  6. Uma vez que você realizou experiências, você deve pensar na produção do seu canal. Elabore roteiros e invista na edição. Invente um nome para o seu canal, um slogan e uma identidade visual. Você também pode explorar o uso de hashtags. Faça cada episódio com uma receita diferente, mas é importante contar os motivos pelos quais as suas experiências podem contribuir com a década da restauração ambiental. O seu canal pode abordar outras temáticas, como técnicas de conservação dos alimentos para que eles durem mais e não sejam desperdiçados, planejamento de compras e os benefícios econômicos e ambientais ao consumir  produtos sazonais. 
  7. O que fazer com as partes que não poderão ser aproveitadas? Jogar fora? Não! Produza uma composteira doméstica para reciclar os resíduos orgânicos e transformá-los em adubo para a terra. A composteira é um excelente caminho para a sustentabilidade, e é possível mantê-la em um espaço pequeno. Faça pequenos vídeos demonstrando o cuidado cotidiano com a sua composteira e a transformação dos resíduos em adubo. 
  8. O adubo poderá servir para uma horta em sua casa. Há inúmeras plantas que podem ser cultivadas em pequenos espaços e utilizadas posteriormente como alimento. Os benefícios de aumentar o espaço verde em casa são vários, desde o embelezamento natural, até a expansão do número de insetos polinizadores. Assim, você está fechando um ciclo sustentável em seu espaço: cultivo, colheita, produção culinária e reciclagem de resíduos. 

Observação: Outros caminhos também podem ser explorados, como conhecer e divulgar ONGs que trabalham com o tema de desperdício de alimentos, realizar entrevista com cozinheiros(as) locais, divulgar ingredientes nativos. Mas em todas as etapas deste desafio é importante você usar de fontes confiáveis e justificar suas ações em prol do cuidado com o meio ambiente. 

Sugestões de entrega

  • Canal no Youtube;
  • Canal no Instagram
  • Outras plataformas virtuais de comunicação

Fontes inspiradoras para o seu desafio:

https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?75582/Inovando-na-cozinha-sustentabilidade-da-compra-ao-descarte

http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/es/c/1302182/

https://www.unep.org/pt-br/resources/relatorios/indice-de-desperdicio-de-alimentos-2021

https://www.receiteria.com.br/receitas-com-casca-de-banana/

https://bancodealimentos.org.br/ate-o-talo/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

https://frutafeia.pt/

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/13/Qual-o-quadro-de-insegurança-alimentar-no-Brasil-da-pandemia

https://www.projetodraft.com/lembra-da-fruta-imperfeita-eles-sofreram-depois-de-estourar-na-internet/

https://polis.org.br/n-tags/alimentacao-saudavel/

https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/10-vegetais-que-podemos-cultivar-em-ambientes-menores/

https://www.comidainvisivel.com.br/

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56341933

Compartilhe

Deixe sua sugestão




    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.