Plano de ação 20 – O verdadeiro jogo da vida

Foto: Shutterstock/My Images/Micha

O verdadeiro jogo da vida

PA 20 – Produzir um jogo com a participação de vários setores da sociedade

Tema formativo: Técnicas de restauração/Legislação de proteção

Título: O verdadeiro jogo da vida

Desafios

  1. Escolher e compreender um contexto ambiental que precise de intervenção
  2. Construir um jogo com o objetivo de discutir as diferentes ações necessárias para cuidar do meio ambiente 

Contexto: Quando nos deparamos com algum problema ambiental, seja através das notícias de jornais ou até mesmo em nosso cotidiano, será que conseguimos imaginar quantas pessoas estão envolvidas diante do tema? É possível que em muitos momentos, ao pensar sobre o assunto, nossa opinião ou nossa indignação se foque em apenas um setor da sociedade. Consideramos que o problema está por falta dos cuidados políticos ou da irresponsabilidade da indústria, ou até mesmo da falta de consciência das pessoas. Na verdade, os problemas ambientais que nos cercam são responsabilidade de várias dimensões sociais e dificilmente qualquer um deles será transformado quando apenas um setor atuar. Cada grupo possui grandes deveres, e a falha de um impacta diretamente todos os outros. Neste desafio, convidamos você a olhar para um contexto ambiental e elaborar um jogo em que os personagens precisam escolher ações corretas para chegar ao final do caminho com o problema ambiental resolvido. 

Para realizar o desafio é importante entender sobre

  • Deveres políticos
  • Papel dos ativistas ambientais
  • Importância dos indígenas na preservação ambiental
  • Função do setor público
  • Deveres dos cidadãos
  • Legislação de proteção

Atividade 

Elaboração de um jogo para solucionar problemas ambientais

Etapas

  1. Selecione um relato ou estudo ambiental. Pode ser algo como a notícia sobre este projeto de restauração, mas você pode selecionar outro material base para produzir o seu desafio.
  2. Leia com atenção o estudo e identifique as seguintes informações: problema ambiental, setores envolvidos, estratégias de cada setor para a resolução da questão e contexto final.
  3. Se você não tiver as informações completas, não há problema. Você poderá complementar e/ou criá-las com base nos conhecimentos científicos e fontes confiáveis. 
  4. O jogo deverá ter seis jogadores que representam os principais grupos da nossa sociedade. São eles: o político, o ativista ambiental, o especialista, o indígena, o empresário e o cidadão. Colocamos esses personagens no singular, mas vale destacar que são representações. Em cada grupo, há uma diversidade de pessoas com suas culturas, histórias de vida e ideias. 
  5. Elabore uma carta de apresentação para cada jogador. A carta deve indicar o papel dele na sociedade e seus principais deveres.
  6. Agora é hora de montar o percurso do seu jogo. Com base no relato ambiental que você escolher, elabore situações positivas e negativas. As positivas farão com que os personagens avancem no jogo e as negativas eles sofrerão uma paralisação ou até mesmo um retrocesso. 
  7. Cada situação elaborada deve ser embasada em conhecimentos científicos. Utilize o Código Florestal, por exemplo. 
  8. Você também precisa formular uma apresentação geral do seu jogo. Explique o contexto ambiental escolhido, como ele deve ser jogado, quais são as regras e outras informações que você considerar relevante. Essa documentação detalhada é importante porque, embora seja um jogo, ele deve servir como instrumento de educação ambiental. 

Sugestões de entrega

  • Jogo virtual
  • Jogo de tabuleiro

Fontes inspiradoras para o seu desafio:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cidadania/eleicoes-presidente-governador-senador-e-deputado-o-que-fazem.htm

https://www.ecycle.com.br/ativista-ambiental/

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/07/politica/1557255028_978632.html

https://administradores.com.br/noticias/o-papel-das-empresas-em-um-mundo-sustentavel

https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28574-o-que-e-o-codigo-florestal/

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