Primeira fase da Restaura Natureza tem 7 mil estudantes inscritos


11 de abril de 2022

Mais de sete mil estudantes e 565 professores de 25 estados brasileiros e  Distrito Federal inscreveram-se na Primeira Fase da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). A Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.  

“Os primeiros números da Restaura Natureza expressam que as comunidades escolares receberam com entusiasmo o tema Restauração. Também são resultado do apoio de vários parceiros que fortaleceram a divulgação da olimpíada. Recebemos inscrições de todas as regiões brasileiras, de quase todos os estados, trazendo já na primeira edição representatividade e diversidade nacional”, afirma Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento do WWF-Brasil. 

A Primeira Fase da Restaura Natureza foi encerrada no dia 25 de março e contou com 7.424 estudantes inscritos, de 25 estados brasileiros, mais o Distrito Federal (DF). Em grupo, estudantes e professores agora participam da Segunda Fase, que vai até 6 de maio. Inscreveram-se para a segunda fase 5.975 estudantes, acompanhados por 565 professores, que vão realizar ações relacionadas à restauração de ecossistemas – que podem ser, por exemplo, de plantio, uso de tecnologia, campanhas de engajamento ou outras formas que a criatividade alcançar. 

Foto: Thamires Santiago/WWF-Brasil

“Na Segunda Fase, conta muito o trabalho colaborativo. Quem absorveu bem o conteúdo apresentado na Primeira Fase terá mais base para atuar na prática”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. Ela explica que os grupos terão que enviar registros de ação para ter os seus projetos avaliados. E chama atenção para os critérios de avaliação: engajamento, comunicação, técnicas restauradoras, diversidade de espécies nativas e área restaurada. Pontos feitos na Primeira Fase também serão considerados no resultado final. 

A premiação se dará em duas categorias: Avaliação da Comissão Técnica Julgadora e Votação Popular. Todas as equipes concorrem nas duas categorias de premiação – podem, inclusive, serem premiadas em ambas. 

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. A iniciativa também tem parceria institucional com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o programa Criativos na Escola, do Instituto Alana. 

A Restaura Natureza conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, com quem o WWF-Brasil iniciou em 2021 uma parceria de três anos pela restauração do Cerrado e da Mata Atlântica. “Esperamos ampliar parcerias e identificar complementaridades com outras iniciativas, organizações, coletivos e atores da sociedade para agir coletivamente, acolhendo a diversidade e fortalecendo as soluções locais”, diz Gabriela Yamaguchi, do WWF-Brasil. 

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.