Diferença entre biomas

Foto: Frederico Viana/WWF-Brasil

Com uma imensidão continental, o Brasil apresenta a maior biodiversidade do planeta. Os diferentes tipos de relevo e clima, em conjunto com a composição variada de flora e da fauna, fazem com que classifiquemos nosso território em distintos biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampas. Embora essas seis zonas possuam características distintas, as delimitações são sobretudo ferramentas para que o ser humano possa estudar a natureza, com os recortes necessários para entender o seu dinamismo.

Na prática, não há limites tão evidentes. Os biomas não são áreas isoladas e fragmentadas. As diferentes paisagens vão se entrelaçando e conversando entre si. Os serviços ambientais de um bioma interferem diretamente em outro. 

Nossa proposta é que o olhar se volte às especificidades ecossistêmicas, isto é, que deixemos de olhar para a superfície e nos aprofundemos nas riquezas regionais. Essas riquezas estão compostas por conjuntos únicos e complexos, formando paisagens, histórias e demandas ambientais. Um patrimônio inestimável faz com que tenhamos uma grande responsabilidade. 

É necessário compreender a singularidade de cada região, identificar as características ecológicas, científicas, educacionais, estéticas, culturais e econômicas. As diferentes combinações entre esses aspectos nos levam a entender a biodiversidade e o papel humano dentro da singularidade de cada território. Podemos perceber que as várias culturas fazem parte e são fatores fundamentais para o enriquecimento ambiental. 

Portanto, os ecossistemas são únicos e dependentes dos diferentes tipos e graus de manejos de seus recursos. Podemos aprender a utilizar os recursos naturais como os povos tradicionais que, em seu modo de vida, exploram os potenciais biológicos, fazem interferências substanciais e os modificam, mas sem comprometer, devastar ou fomentar impactos em escalas maiores. Entender a diversidade brasileira e propor ações de intervenção requer valorizar experiências cotidianas, integrar dimensões, elaborar perguntas, provocar hábitos e criar novas possibilidades de cuidado com o singular.

REALIZE O SEU LOGIN PARA RESPONDER O QUIZ E PONTUAR

Diferença entre biomas

Compartilhe

Deixe sua sugestão




    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.