Plano de ação 01

Mapa do que precisa sair do tesouro 

Compartilhe

Mapeamento dos problemas ambientais causados pela atividade humana no território

Temas formativos relacionados: Escassez Hídrica / Comunidades / Serviços Ecossistêmicos / Leis que protegem 

Desafio:  

  1. Identificar e propor soluções para problemas ambientais que afetem negativamente a vida de uma comunidade 
  1. Conhecer e empregar ferramentas de geoprocessamento acessíveis e gratuitos para produção de produtos cartográficos 
  1. Organizar e realizar procedimentos de pesquisa, sistematização de dados e comunicação dos resultados obtidos. 

Ação inspiradora:  

Na primeira edição da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, um grupo de estudantes da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, do município de Manaus, no Amazonas, realizou um mapeamento identificando os problemas ambientais enfrentados pelos moradores do entorno do igarapé Beira Rio, no bairro do Coroado. Elaboraram um mapa localizando, com coordenadas geográficas, 131 locais de deposição irregular de resíduos sólidos, de entulho e de lançamento de esgoto sem tratamento, além de uma construção irregular no córrego que atravessa o bairro. 

Mapeamentos como esse são fundamentais ao iniciar um processo de restauração, seja em ambientes urbanos ou rurais. Os problemas ambientais identificados podem ser vetores de degradação e desequilíbrio nos ambientes estudados e seus efeitos podem impactar as populações humanas, além dos próprios elementos bióticos e abióticos que compõem os ecossistemas. 

Atividade sugerida 

Mapeamento de problemas ambientais urbanos, como pontos viciados de descartes de resíduos sólidos, de emissão de poluentes (gasosos, hídricos ou sonoros), ocorrência de pragas urbanas e vetores de doenças, entre outros. 

Etapas: 

  1. Concepção de pesquisa: definição de um objetivo de pesquisa a partir de uma premissa. Nossa ação inspiradora partiu da premissa de que o descarte de resíduos sólidos aumenta a ocorrência de ratos, baratas, pernilongos e outros vetores de doenças. A partir disso, o objetivo do trabalho foi mapear os pontos de descarte e emissão de poluentes e usar o mapa final para propor soluções para melhorar a vida dos moradores do entorno. 
  1. Investigação de campo: observar e classificar os problemas visualizados, anotar os pontos conforme a classificação estabelecida e, com o celular e um aplicativo, capturar as coordenadas geográficas de cada ponto listado. 
  1. Transferir os pontos para um mapa através de um aplicativo de mapeamento. 
  1. Elaborar um relatório de pesquisa que apresente: 
  1. Objetivos da ação 
  1. Premissa da investigação 
  1. A forma de coleta dos dados 
  1. Os dados e resultados alcançados 
  1. Legislação que protege estas áreas  

Você pode usar os mesmos aplicativos indicados na ação inspiradora, que foram C7 GPS Dados e Google Earth Pro, ou os que forem mais acessíveis. 

Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre 

  1. Problemas ambientais urbanos e seus impactos sobre os recursos hídricos, os ecossistemas e comunidades  
  1. Cartografia, coordenadas geográficas e linguagem cartográfica 
  1. Uso de aplicativos de mapeamentos 

Divulgue 

Um bom registro cartográfico é uma ferramenta importante para chamar atenção da imprensa e do poder público. Para além de registrar a sua ação na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, compartilhe os resultados com a comunidade interna e externa à escola. Quanto mais pessoas souberem mais chances de haver resultados práticos 

Fontes de pesquisa e inspiração 

GRUPO CBP 1ª EDIÇÃO RESTAURA NATUREZA

Mais novidades

Loading...