Plano de ação 04

Tem uma comunidade que cuida

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Melhorar as soluções de descarte para os diferentes resíduos

PA04 – Resíduos da escola 

Tema formativo : Comunidades; Escassez Hídrica; Leis que Protegem; e Mudanças Climáticas 

Desafio 

  1. Compreender as múltiplas dimensões do lixo – mapear trajetória sem fim de uma embalagem, dimensionar volumes produzidos, conhecer as formas de coleta, disposição, manejo e o conceito de economia circular; 
  1. Conhecer e valorizar os atores sociais que trabalham na cadeia de coleta, manejo, reciclagem e aterramento dos resíduos por meio de ações educativas e do envolvimento da comunidade no cuidado com os resíduos produzidos; 
  1. Propor soluções para conscientizar pessoas, gestores públicos e melhorar a gestão local dos resíduos, melhorando a vida de quem vive da reciclagem, por exemplo. 

Ação inspiradora

Já pensou em um ambiente sem resíduos indesejáveis? Como seriam as ruas, parques, praças e as praias sem lixo? Hoje encontra-se lixo em todos os lugares, dos mananciais de água que abastecem cidades inteiras ao leite materno, onde foram encontrados microplásticos originários de embalagens descartadas incorretamente. Certamente, nossa espécie, toda a vegetação e os incontáveis animais nos mais variados ambientes estariam em melhores condições de existência sem esses resíduos. 

Um ambiente sem lixo realmente não parece muito viável no cenário atual em que, quanto maior o desenvolvimento econômico de uma cidade, maior será o volume de resíduos gerado. A produção de resíduos e seu descarte é, além de um estímulo à contínua exploração de recursos naturais, também um vetor de contaminação de rios, lençol freático e do solo, de forma que, uma correta gestão dos resíduos sólidos deve ser encarado como uma forma de restauração.  

É o que pensa um grupo de estudantes da Escola Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, em Pacajus, no Ceará. Na 1ª edição da Restaura Natureza eles implementaram a política dos 5 R’s e um sistema para descarte seletivo de resíduos dentro do espaço escolar. Essa iniciativa inspira este desafio. 

Atividade sugerida 

O manejo adequado dos resíduos sólidos nas cidades pode ser um trunfo para a economia e para o bem-estar humano, logo, um convite para engajar jovens que desejam um futuro mais justo. O desafio, então, é compreender o problema em todas as suas dimensões e propor ações capazes de impactar positivamente sua comunidade. É possível elaborar projetos transformadores e que darão suporte a restauração dos ecossistemas. 

Esta ação começa pelo reconhecimento e mapeamento de agentes autônomos da coleta seletiva, pessoas que, no entorno da comunidade escolar, fazem algo relevante a partir da coleta e manejo de resíduos e materiais recicláveis, assim como das políticas públicas para redução e descarte correto do lixo.  

Restaurar a natureza inclui ações para restaurar a relação das pessoas com a natureza e criar condições para que todos possam contribuir.  

Etapas: 

  1. Mobilize sua escola com ações de conscientização sobre o problema do lixo e a importância da restauração dos ecossistemas; 
  1. Estude a legislação de descarte de resíduos do seu município. Se ela for boa, verifique se está sendo implementada. Verifique também como é a legislação em outras cidades e o que pode ser melhorado. 
  1. Identifique e convide pessoas da comunidade escolar que atuem no manejo de resíduos, lixeiros, catadores e pessoas que fazem compostagem ou uso na agricultura. Chame também pessoas engajadas em causas ambientais, que cultivem pomares, hortas ou pequenas roças em seus quintais para fortalecer as ações da escola; 
  1. Organize os estudantes em grupos de trabalho para atuar nos diferentes temas estabelecidos em seu projeto 
  1. Mapeie os pontos em que sua escola ou vizinhança pode melhorar; 
  1. Redija uma carta para o poder público local para fortalecer as ações propostas; 
  1. Apresente ao restante da comunidade escolar as melhorias implementadas e indicadores sobre a quantidade de lixo que deixou de poluir seu ecossistema com suas ações.  

Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre 

  • Ciclo de vida de um produto 
  • O tipos de resíduos (plásticos, orgânicos, eletrônicos, químicos etc) e o problema do descarte irregular  
  • Biodiversidade, cobertura vegetal e sua importância na qualidade ambiental,  
  • Serviços ecossistêmicos e produção de água 
  • Vetores de poluição dos recursos hídricos 
  • Saneamento básico e doenças de veiculação hídrica 

Divulgue 

Para além de registrar a sua ação na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, um projeto como este deve ser compartilhado para que mais pessoas se engajem. Quanto mais pessoas souberem, mais chances de continuar e amplificar a ação.  

Fontes de pesquisa e inspiração 

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