Plano de ação 06

Conduzindo a regeneração natural 

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Facilitar a recuperação de uma área

Tema formativo – Comunidades; Segurança alimentar; Técnicas de Restauração 

Desafio 

  1. Identificar e estudar áreas com potencial para regeneração natural  
  1. Planejar uma ação de intervenção com objetivo de favorecer a regeneração atual, listando as ações e cuidados necessários para alcançar os resultados esperados 
  1. Elaborar materiais para divulgar a ação, engajar novos colaboradores em sua comunidade e monitorar o processo de regeneração natural. 

Ação inspiradora 

Ações integradas que pensem nas necessidades das pessoas e do meio ambiente podem render bons projetos e muito aprendizado. Assim foi no Colégio Militar Dom Pedro II de Brasília-DF onde um grupo de alunos se debruçou sobre as características do Cerrado, dos processos de restauração e regeneração natural e, de quebra, puderam aprender mais sobre a cultura e os modos de vida xavante.  

Eles adotaram o Parque dos Pássaros, onde fizeram um diagnóstico socioambiental, combateram gramíneas invasoras fortalecendo as espécies nativas que já ocorrem no local e, finalmente, realizaram o plantio de novas árvores.  

Durante as atividades, além de denunciaram lançamento ilegal de esgoto, acúmulo de lixo, descobriram pessoas em situação de rua e buscaram formas de ajudar essas pessoas, acionando o serviço social do município. Em uma das atividades, conheceram Messias Pawiri, indígena Xavante que partilhou com os estudantes um pouco dos conhecimentos e do modo de vida deste povo do Cerrado.  

Nosso desejo é que esse projeto vencedor inspire ações como essas, mas para simplificar vamos aprender e colocar em prática um método de restauração chamado regeneração natural que requer pouco manejo, mas muito conhecimento e observação. 

Atividade sugerida 

Que tal conduzir um processo de restauração em seu território? Essa pode ser uma forma prática de aprender sobre relações ecológicas com a mão na terra. Siga as etapas. 

Etapas: 

  1. Identificar no território ou entorno da escola um espaço degradado com potencial para a regeneração natural e realizar um breve diagnóstico considerando:   A presença de invasoras exóticas, especialmente gramíneas; 
  • A existência de plântulas, exemplares recém germinados que precisam ser protegidos para se desenvolver; 
  • A cobertura do solo por plantas e por matéria orgânica; 
  • A existência de vetores de degradação como gado, formigas cortadeiras; 
  • A proximidade com algum remanescente de vegetação nativa bem conservado nas proximidades; 

2. Tomar nota de tudo. 

3. Pesquisar sobre as técnicas mais adequadas para: 

  • o controle de espécies invasoras; 
  • para a proteção das plântulas; 
  • fazer a cobertura do solo; 
  • isolamento a área ou controle de inimigos naturais; 
  • usar o remanescente de vegetação nativa para enriquecer a vegetação. 

4. Se a área escolhida não tiver espécies arbóreas, pesquise como atrair pássaros dispersores de sementes  

5. Planejar, em função dos fatores levantados em campo, as ações necessárias mais adequadas para a condução da regeneração natural 

6. Execute as ações planejadas por meio de mutirões, reunindo outros estudantes, familiares e toda a comunidade escolar. 

7. Elabore um plano de acompanhamento de curto, médio e longo prazo, documentando a evolução da área e o resultado das intervenções realizadas. 

8. Elabore materiais de divulgação das ações, dos conhecimentos e resultados produzidos em cada etapa desta ação 

Observações e cuidados úteis: 

  • É possível o plantio de exemplares nativos, contudo, considere o regime de chuva na sua região para avaliar essa possibilidade 
  • Também é possível o plantio direto usando-se muvucas de sementes nativas. Mas essa ação é mais importante quando a área escolhida estiver muito degradada. Nesse caso, pode-se recorrer à coleta de sementes ou transferência de pequenos volumes de solo da área conservada para a área degradada.  
  • A coleta de sementes deve ser feita ao longo do ano, contemplando espécies que florescem em diferentes épocas. 
  • A proteção das plântulas deve ser acompanhada do controle de gramíneas e herbáceas invasoras 
  • Ao transferir pequenos volumes de solo, reproduz as condições originais da área de coleta. 

Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre 

  • biomas brasileiros 
  • sucessão ecológica 
  • regeneração natural 
  • cadeia trófica e dispersão de sementes 
  • relações ecológicas  
  • sucessão ecológica e restauração de ecossistemas 

Divulgação 

Além de entregar registros na Restaura Natureza, documente o processo para que ele continue sendo visto e fortalecido e divulgue.  

Fontes de pesquisa e inspiração 

GRUPO SABIÁ BARRANCO – 1ª EDIÇÃO DA RESTAURA NATUREZA

Regeneração natural sem manejo – Portal Embrapa 

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