Plano de ação 07

Jogar, aprender e agir! 

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Jogos ecológicos 

Tema formativo: Conservar; Comunidades; e Técnicas de Restauração.  

Ação inspiradora:  

Na primeira edição da Restaura Natureza, os colégios Engenho da Praia, de Macaé, no Rio de Janeiro, e Prof. Roberto Hebster Gusmão, de Sete Lagoas, Minas Gerais elaboraram jogos didáticos com o objetivo de criar condições para que os participantes pensassem a respeito de ações que interferem diretamente no meio ambiente, seja de modo positivo ou negativo.  

Promover jogos coletivos, como as propostas acima, são uma forma potente de ampliar o envolvimento dos estudantes em torno de temas que, para a sua compreensão, dependem de uma visão integradora dos variados atores sociais – público e privado –  e não somente de um aspecto social. Com isso, se torna mais evidente que para diferentes ações há causas e consequências. É possível apreender, através de jogos que, para uma restauração efetiva da natureza, os diferentes núcleos de uma sociedade precisam convergir em ações dialógicas e responsáveis e em prol do meio ambiente.  

Desafio: 

  1. Realizar um levantamento de problemas ambientais que atinja variados núcleos sociais; 
  1. Elaborar um jogo didático que alcance diferentes públicos, além dos estudantes e educadores; 
  1. Colocar o jogo em prática com públicos variados; 
  1. Organizar rodas de conversa e/ou outras formas de compreender o que foi aprendido, através do jogo; 
  1. Construir ações que envolvam diferentes públicos com a intenção de auxiliar a minimizar uma questão ambiental. 

Atividade sugerida: 

Elaboração de um jogo didático para promover aprendizados e ações na comunidade.  

Etapas:  

  1. Realizar um levantamento dos problemas ambientais mais significativos da sua cidade/comunidade/bairro. Para isso, observe a sua região e realize entrevistas com a maior quantidade possível de pessoas.  
  1. É importante que se escute os diferentes atores sociais. Para isso, além de colegas, professores e vizinhos, escolha quais públicos poderão participar da atividade. Sugestão: políticos, cientistas, empresários, moradores, ambientalistas, representantes de movimentos sociais, quilombolas, indígenas e comunidade escolar. 
  1. Organize quem serão as pessoas responsáveis por conversar com cada um deles.  
  1. Formule um questionário com questões que possam ser respondidas pelos públicos com a intenção de identificar qual o problema ambiental mais relevante e o que gostariam que fosse feito para solucionar o assunto.  
  1. Após a pesquisa, escolha o tema que mais apareceu durante a entrevista e analise se as soluções propostas são viáveis e efetivas do ponto de vista ambiental. Para tanto, é necessário estudar a raiz do problema, causas, consequências e a responsabilidade de cada público diante do problema. 
  1. Com o estudo aprofundado, agora é a hora da criação do jogo. Para iniciar, elabore um contexto fantasia em que o desafio é solucionar o problema ambiental escolhido (se houver a possibilidade de se utilizar em uma situação real, melhor ainda!).  
  1. Os participantes dos jogos serão representantes dos públicos escolhidos na etapa 2 e eles deverão se locomover em um percurso com diferentes desafios. 
  1. Para a produção dos desafios, é importante pensar quais fatores/ações que incitam o aparecimento do problema ambiental. Por exemplo: se a escolha foi pela questão da produção de resíduos sólidos, é essencial que se coloque em pauta a questão do consumismo. Um desafio que pode aparecer sobre o assunto são as promoções “Black Friday” que promovem um consumo desnecessário e violento na exploração dos recursos naturais. Diante das promoções, qual a responsabilidade ambiental do cidadão? E do empresário? E do político? E assim por diante… 
  1. O jogo deve contextualizar as causas e consequências. É importante que esses fatores estejam interligados com as diferentes dimensões sociais, para que os jogadores consigam perceber que a restauração depende de ações coletivas.  
  1.  O jogo pode ser produzido com recursos virtuais ou com recursos manuais. 
  1. Com a produção finalizada, agora é a hora de se pensar em como será possível criar o encontro de diferentes públicos para jogar. 
  1.  A escola é o melhor lugar para promover esses encontros. Portanto, converse com a direção e coordenação da escola para organizar as sessões. 
  1.  Convidar os entrevistados para participarem do jogo é essencial. No convite, é importante explicar o percurso que foi feito, a importância do jogo e os objetivos do encontro. 
  1.  Lembre-se que para cada rodada do jogo, é necessário a participação de pelo menos um representante de cada público escolhido. 
  1.  Com os convites aceitos, os jogos poderão ser iniciados. É importante que os autores do jogo estejam presentes para auxiliar os participantes e realizar as rodas de conversa após o término do jogo. 
  1. As rodas de conversa deverão ser mediadas para abrir espaço de escuta e identificar o que foi possível de aprender. Essas informações deverão ser registradas para elaborar a última etapa do plano de ação.  
  1.  Com a finalização das sessões de jogos, é importante analisar o que apareceu nos encontros e nas rodas de conversa. A partir disso, elaborar uma ação direta no meio e que possa contemplar a participação de todos os públicos, cada um com a sua responsabilidade, e com o objetivo de minimizar o problema ambiental. Por exemplo: se a escolha for sobre a questão de produção dos resíduos sólidos, pode-se pensar em possibilidades de pequenos comércios e mercados disponibilizarem recursos para que os compradores possam levar suas embalagens e evitar o consumo de plástico. Para isso, será necessário a parceria de políticas públicas, a disponibilidade dos donos dos comércios para repensar a sua gestão, a conscientização dos cidadãos, entre outros… 
  1.  Com a formulação da proposta, é importante criar uma forma de comunicação das ideias para convidar os públicos a participar da ação. Por se tratar de um amplo grupo de pessoas, novos encontros e rodas de conversa deverão ser planejadas.  É importante que a ação tenha abertura para mudanças e ajustes com base nas rodas de conversa dessa etapa. 
  1.  No primeiro dia em que a ação for colocada em prática, pense na importância de celebrar com todos os participantes, registrar esses momentos e divulgar para que o público envolvido cresça e se diversifique cada vez mais.  

Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre 

  1. Jogos didáticos; 
  1. Recursos de comunicação; 
  1. Formulação de entrevistas e coleta de dados; 
  1. Mediação em rodas de conversa; 
  1. Metodologias de divulgação de conhecimentos.  

Divulgação: 

Além do registro que você fará no site da Restaura Natureza para concorrer aos prêmios, não deixe de divulgar o jogo e, principalmente, seus resultados. Quanto mais gente jogar e se inspirar, melhor deverá ser para a natureza. 

Fontes de pesquisa e inspiração:  

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