Resolução de problema prático
Tema formativo: Comunidades; Técnicas de Restauração
Ação inspiradora / contexto:
Estudantes se tornaram pesquisadores durante a primeira edição da Restaura Natureza. Em Mossoró, no Rio Grande do Norte, os grupos da escola estadual Cunha da Mota criaram ações para intervir em questões ambientais intimamente relacionadas à comunidade local. Um fez uma pesquisa para enriquecer solos arenosos. Em outro, estudantes levantaram informações do entorno da escola para identificar possíveis desperdícios de água. Após a identificação, buscaram os responsáveis para solucionar o problema.
As ações propostas pelos grupos partem de um problema real e da comunidade, a qual os estudantes fazem parte, possibilitando que todos possam pensar, estudar e praticar propostas significativas, não só para o meio ambiente, mas também para aquela região. Mobilizam conhecimentos, realizam conexões com o que é apreendido em sala de aula e testam as suas aprendizados em situações reais. Vivenciar a restauração da natureza nesse sentido é extremamente frutífero e relevante para formar cidadãos engajados e preocupados com o seu ambiente.
Desafio:
- Reconhecer os problemas socioambientais de sua comunidade;
- Elaborar um projeto de pesquisa que forneça informações para atuar sob os desafios identificados.
Atividade sugerida:
Identificar problemas ambientais e buscar soluções a partir de conhecimentos científicos. Depois, comunicar os resultados de pesquisa e propor caminhos para a resolução de problemas com base em técnicas restauradoras.
Etapas:
- Para entender como se dá a formulação de uma pesquisa científica é importante compreender os caminhos que os cientistas fazem para estudar e investigar a natureza. Portanto, entender e planejar o plano de ação com base nas etapas do método científico é essencial.
- A primeira etapa se refere à observação da natureza. O que significa isso para você? Para investigarmos, entendermos e propormos resoluções para os nossos desafios, um bom cientista observa o seu entorno. Então faça o mesmo. Fique atento às necessidades de sua escola e de sua comunidade. O que é possível melhorar? Quais questões te chamam atenção e merecem ser modificadas para que tenhamos um ambiente mais saudável e respeitoso? A escola/comunidade cuida de suas áreas verdes? Há rios protegidos em sua cidade? Os resíduos são encaminhados para destinos corretos? Há áreas de desmatamento? Por que elas ocorreram? Flora e fauna nativa estão presentes? Essas e tantas outras questões, que só poderão ser levantadas a partir de uma escuta ativa com os outros moradores e envolvidos na comunidade escolar, olhares curiosos e sensíveis ao que se passa em nosso meio, te levarão a próxima etapa do método científico: identificação da questão-problema.
- Nesse momento, você deverá escolher um desafio para se aventurar no mundo científico. Um(a) cientista que se preze escolherá um problema para ser estudado de acordo com a sua relevância, mas também do tempo disponível para realizar e finalizar sua pesquisa. Essa parte é fundamental para os outros momentos de sua pesquisa científica. É a questão-problema que norteará toda a sua pesquisa.
- Após essa difícil missão, você deverá levantar hipóteses sobre o acontecimento que você escolheu estudar. De acordo com as suas vivências e saberes, elabore possíveis respostas para justificar os motivos pelos quais a questão-problema ocorre.
- Com um problema e possíveis ideias sobre ele, você deverá elaborar os objetivos que serão realizados para cumprir a pesquisa e planejar como as suas hipóteses poderão ser comprovadas.
- Para isso, um dos caminhos mais interessantes é criar experimentos e realizar testes, assim como a construção de modelos para entender os fenômenos que se quer estudar. Lembre-se: para escolher o caminho mais consistente de sua pesquisa, volte sempre em sua questão-problema e objetivos. Para os experimentos, o espaço escolar pode virar um grande laboratório de pesquisa. Não é necessário um espaço com instrumentos mirabolantes e de alto custo. É muito interessante que sua pesquisa não fique concentrada apenas entre os pesquisadores. Ocupando espaços mais visíveis, outras pessoas poderão acompanhar o percurso de pesquisa, pensar a respeito e será comum vermos cientistas por todas as partes de sua escola.
- Um procedimento extremamente relevante é a coleta de dados. O que os experimentos mostram? Como deverá ser o registro dessas informações? O que for possível observar, comparar, perceber será importante e deve ser organizado através de planilhas, gráficos, tabelas ou imagens.
- Chegando as etapas finais, é necessário analisar e formular conclusões a respeito do que foi possível descobrir. Você poderá usar livros, sites confiáveis, conteúdos de aulas e material de seus educadores para auxiliar na construção de sua análise e formular uma conclusão. Retorne a sua questão-problema, hipóteses e objetivos para finalizar a sua pesquisa. Também é interessante registrar quais encaminhamentos futuros poderão ser retomados utilizando os conhecimentos que foram construídos. Registre acertos e erros, pois eles também ensinam.
- A grande etapa final é comunicar a sua pesquisa. De nada adiantaria se tudo que você pensou, estudou e descobriu ficasse guardado a sete chaves. Um dos principais objetivos da pesquisa científica é construir conhecimentos relevantes e para isso é necessário compartilhar com outras pessoas através de publicações. Os cientistas realizam congressos, escrevem em revistas científicas, realizam grupos de estudos e participam de conferências. E você, como publicará todas as suas descobertas?
Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre:
- Método científico
Divulgação
A própria Restaura Natureza será uma forma de você divulgar sua pesquisa e os resultados. Envie seus achados quando estiver aberta a etapa de registro da Ação Restauradora. Além disso, busque divulgar de maneira mais abrangente possível suas descobertas, pois conhecimento compartilhado se multiplica.
Fontes de pesquisa e inspiração: