Criar planos para defender espécies em ameaçadas
Temas formativos relacionados: Biodiversidade, Conservar.
Ação inspiradora:
Na primeira edição da Restaura Natureza, surgiram defensores de uma espécie endêmica local. Em Capela do Alto, em São Paulo, o Colégio Objetivo da cidade fez um álbum de figurinhas com as espécies que podiam ser vistas em uma fazenda. E os Soldadinhos do Araripe, do Colégio Vitorino, em Crato, Ceará, elaboraram uma campanha de conscientização para a preservar uma ave endêmica da Chapada do Araripe, considerada protetora de regiões úmidas e sob o risco de extinção: o Soldadinho do Araripe. A população, pouco informada sobre a espécie, após escutar os conhecimentos dos estudantes, se mostrou disponível para rever e mudar suas ações no ambiente para ajudar na preservação do Soldadinho.
Reverter danos ambientais, como a extinção de espécies, é urgente para que possamos reviver os ecossistemas de modo integral e saudável para todas as formas de vida.
Desafio:
- Selecionar um ecossistema de seu entorno com relevância ambiental e social para a comunidade local;
- Estudar sobre os desafios ambientais da área com foco na preservação da fauna;
- Propor ações coletivas de restauração.
Atividade sugerida:
Propor ações coletivas com diferentes atores sociais para uma campanha de conscientização da importância do ecossistema escolhido.
Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre:
- Fauna silvestre;
- Flora nativa;
- Nicho ecológico;
- Relações ecológicas;
- Corredores ecológicos;
- Técnicas de plantio;
- Monitoramento ambiental;
Etapas:
- Conhecer os ecossistemas de sua região;
- Escolher uma das áreas levantadas para ser o foco de intervenção do grupo;
- Conhecer os animais silvestres presentes na área selecionada;
- A partir da pesquisa, escolher um dos animais silvestres presente no ecossistema e que se encontra mais ameaçado perante os problemas ambientais da área.
- Estudar quais são os papéis que o animal desempenha para auxiliar na preservação ambiental: nicho e relações ecológicas, por exemplo.
- Conhecer quais são as ameaças (causas e consequências) que levam a espécie a correr riscos ambientais.
- Entender quais são os outros seres vivos interligados com a espécie e fundamentais na preservação do mesmo.
- Elaborar ações de restauração que incluam diferentes camadas (bióticas e abióticas) do ecossistema com foco na preservação em cadeia do animal silvestre. Algumas possíveis ações: plantação de flores nativas, preservação de nascentes, retirada de resíduos do ambiente, restauração de corredores ecológicos, monitoramento da vida selvagem, poleiros artificiais, bombas de sementes nativas, entre outros.
- Analisar e escolher quais setores sociais poderiam ser os encabeçadores de cada ação pensada na etapa anterior.
- Criar recursos de linguagem e visuais para construir uma campanha que possa se comunicar facilmente com os públicos-alvo.
- Planejar um encontro para reunir os que desejam participar da campanha e organizar as ações de restauração.
- Criar cartas-convite com a apresentação das pesquisas realizadas nas etapas anteriores e as ações que poderão ser realizadas por cada encabeçador.
- Enviar as campanhas e divulgar as pesquisas em outras redes de comunicação com data de um primeiro encontro para planejamento coletivo das ações.
- No encontro com os interessados na campanha, organizar a(s) data(s) das ações, assim como materiais necessários, custos, divulgação da campanha, formas de monitorar e analisar os resultados e, se necessário, realizar outros encontros para o planejamento. Lembre-se: quanto mais dialógico forem as decisões, mais pessoas envolvidas e maior será a quantidade de ações restauradoras.
- Nos dias das ações, realizar registros, entrevistas, entregar material de divulgação para ampliar os envolvidos.
- Após as ações, é importante que os envolvidos se encontrem novamente para analisar o que foi realizado e pensar em estratégias para que as ações se tornem frequentes e que a campanha possa se tornar um evento permanente, com um aumento progressivo de participantes como, por exemplo, a campanha Hora do Planeta.
Divulgue
Em uma campanha como esta, a divulgação é essencial. Para além de registrar a sua ação na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, mantenha o engajamento com redes sociais, vídeos, cartazes ou reuniões. Quanto mais pessoas souberem, mais chances de continuar e ampliar sua ação.
Fontes de pesquisa e inspiração: