Plano de ação 09

Da água que nasce, há vida!

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Projeto de valorização das nascentes 

Tema formativo: Escassez Hídrica; Conservar; Comunidades; Leis que protegem 

Desafio 

  1. Adotar uma nascente ou trecho de rio próximo à escola e propor uma ação de restauração; 
  1. Envolver a comunidade com ações de educação ambiental e lazer; 
  1. Envolver o poder público nas ações de limpeza urbana, requalificação ambiental e sinalização da área 

Ação inspiradora / Contexto 

A Escola Estadual Dinah de Moraes e Seixas, no município de Pederneiras, estado de São Paulo, fez bonito na primeira Restaura Natureza ao se organizar para cobrar do poder público o cuidado com as nascentes. Os alunos iniciaram uma verdadeira busca por nascentes nas imediações da escola. Perceberam que elas não existiam ou não eram conhecidas. Não satisfeitos, investigaram e, junto ao poder público local, conseguiram pactuar o compromisso deste com cuidado destas áreas sensíveis ambientalmente e de grande importância social.  

Atividade sugerida 

Organizar uma mostra de nascentes em sua cidade. A mostra deverá contemplar não apenas a identificação das nascentes, mas ações de conscientização e informação sobre a importância dos recursos hídricos e formas de proteção. Ao final, sua escola e o poder público local, poderão identificar áreas prioritárias para restauração. 

Etapas:  

  1. Sensibilizar a comunidade escolar, por meio de ações internas, envolvendo estudantes, professores e funcionários sobre a importância das nascentes e da restauração delas; 
  1. Sensibilizar a comunidade externa com ações como: 
  1. criar uma conta do projeto em uma rede social acessível; 
  1. elaborar pequenos videos no estilo TikTok para engajamento; 
  1. criar cartazes para identificação; 
  1. Mapear as nascentes conhecidas da cidade tanto pela comunidade como apontadas nos mapas e legislações.  
  1. Escolher ao menos uma nascente para visitar. Pode ser uma que tenha surpreendido os estudantes pelo local em que está ou uma que tenha algum apelo especial para o grupo. Lá, faça registros fotográficos, converse com vizinhos e compare o que vê com as informações oficiais; 
  1. Propor um desafio para a comunidade escolar baseado nos aprendizados; 
  1. Organizar grupos para as ações sejam de divulgação, limpeza ou plantio; 
  1. Sistematizar dados em um mapa e classificar as nascentes informadas segundo o grau de prioridade para restauração. Talvez seja interessante criar um formulário ou tabela para o diagnóstico ambiental de cada nascente mapeada; 
  1. Elaborar um relatório com os dados sistematizados e; 
  1. Entregar o relatório do grupo para os três âmbitos do poder público local, Executivo (prefeito ou secretaria do meio ambiente), Legislativo (vereador ou câmara dos vereadores) e Judiciário (Ministério Público). 
  1. Acompanhar os encaminhamentos de cada poder público; 

Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre 

  • Recursos hídricos, importância ambiental e econômica, disponibilidade e escassez; 
  • Formas de poluição dos recursos hídricos; 
  • Legislação de proteção de nascentes 

Divulgação 

Além do relatório escrito para o poder público, lembre-se sempre de acumular material para registrar seu trabalho na olimpíada. Faça fotos e vídeos e anote informações sobre todo o processo.  

Fontes de pesquisa e inspiração 

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