Compartilhe
Tema formativo – Comunidades, Segurança alimentar, Técnicas de Restauração.
Desafio
Ação inspiradora
Ações integradas que pensem nas necessidades das pessoas e do meio ambiente podem render bons projetos e muito aprendizado. Assim foi no Colégio Militar Dom Pedro II de Brasília-DF onde um grupo de alunos se debruçou sobre as características do Cerrado, dos processos de restauração e regeneração natural e, de quebra, puderam aprender mais sobre a cultura e os modos de vida xavante.
Eles adotaram o Parque dos Pássaros, onde fizeram um diagnóstico socioambiental, combateram gramíneas invasoras fortalecendo as espécies nativas que já ocorrem no local e, finalmente, realizaram o plantio de novas árvores.
Durante as atividades, além de denunciaram lançamento ilegal de esgoto, acúmulo de lixo, descobriram pessoas em situação de rua e buscaram formas de ajudar essas pessoas, acionando o serviço social do município. Em uma das atividades, conheceram Messias Pawiri, indígena Xavante que partilhou com os estudantes um pouco dos conhecimentos e do modo de vida deste povo do Cerrado.
Nosso desejo é que esse projeto vencedor inspire ações como essas, mas para simplificar vamos aprender e colocar em prática um método de restauração chamado regeneração natural que requer pouco manejo, mas muito conhecimento e observação.
Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre
Atividade sugerida
Que tal conduzir um processo de restauração em seu território? Essa pode ser uma forma prática de aprender sobre relações ecológicas com a mão na terra. Siga as etapas.
Etapas:
2. Tomar nota de tudo.
3. Pesquisar sobre as técnicas mais adequadas para:
4. Se a área escolhida não tiver espécies arbóreas, pesquise como atrair pássaros dispersores de sementes
5. Planejar, em função dos fatores levantados em campo, as ações necessárias mais adequadas para a condução da regeneração natural
6. Execute as ações planejadas por meio de mutirões, reunindo outros estudantes, familiares e toda a comunidade escolar.
7. Elabore um plano de acompanhamento de curto, médio e longo prazo, documentando a evolução da área e o resultado das intervenções realizadas.
8. Elabore materiais de divulgação das ações, dos conhecimentos e resultados produzidos em cada etapa desta ação
Observações e cuidados úteis:
Divulgação
Além de entregar registros na Restaura Natureza, documente o processo para que ele continue sendo visto e fortalecido e divulgue.
Fontes de pesquisa e inspiração