Plano de ação 11

Cientistas por toda parte 

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Resolução de problema prático 

Temas formativos relacionados: Comunidades e Técnicas de Restauração. 

A restauração de ecossistemas exige novos conhecimentos e técnicas. Os estudantes podem se tornar pesquisadores para intervir em questões ambientais intimamente relacionadas à comunidade local. Em outras edições da Restaura Natureza, houve grupos que fizeram pesquisas, por exemplo, de como enriquecer solos arenosos a identificação exata dos pontos de desperdício de água.

As ações propostas pelos grupos devem partir de um problema real e da comunidade, possibilitando que todos possam pensar, estudar e praticar propostas significativas, não só para o meio ambiente, mas também para aquela região. Mobilizar conhecimentos, realizar conexões com o que é apreendido em sala de aula e testar as suas aprendizados em situações reais pode ser uma maneira de recriar os vínculos com o ecossistema enquanto o estuda. A proposta ajuda a formar cidadãos engajados e preocupados com o seu ambiente.  

Atividade sugerida: 

Identificar problemas ambientais e buscar soluções a partir de conhecimentos científicos. Depois, comunicar os resultados de pesquisa e propor caminhos para a resolução de problemas com base em técnicas restauradoras. 

Etapas: 

  1. Para entender como se dá a formulação de uma pesquisa científica é importante compreender os caminhos que os cientistas fazem para estudar e investigar a natureza. Portanto, entender e planejar o plano de ação com base nas etapas do método científico é essencial. 
  1. A primeira etapa se refere à observação da natureza. O que significa isso para você? Para investigarmos, entendermos e propormos resoluções para os nossos desafios, um bom cientista observa o seu entorno. Então faça o mesmo. Fique atento às necessidades de sua escola e de sua comunidade. O que é possível melhorar? Quais questões te chamam atenção e merecem ser modificadas para que tenhamos um ambiente mais saudável e respeitoso? A escola/comunidade cuida de suas áreas verdes? Há rios protegidos em sua cidade? Os resíduos são encaminhados para destinos corretos? Há áreas de desmatamento? Por que elas ocorreram? Flora e fauna nativa estão presentes? Essas e tantas outras questões, que só poderão ser levantadas a partir de uma escuta ativa com os outros moradores e envolvidos na comunidade escolar, olhares curiosos e sensíveis ao que se passa em nosso meio, te levarão a próxima etapa do método científico: identificação da questão-problema.  
  1. Nesse momento, você deverá escolher um desafio para se aventurar no mundo científico. Um(a) cientista que se preze escolherá um problema para ser estudado de acordo com a sua relevância, mas também do tempo disponível para realizar e finalizar sua pesquisa. Essa parte é fundamental para os outros momentos de sua pesquisa científica. É a questão-problema que norteará toda a sua pesquisa.  
  1. Após essa difícil missão, você deverá levantar hipóteses sobre o acontecimento que você escolheu estudar. De acordo com as suas vivências e saberes, elabore possíveis respostas para justificar os motivos pelos quais a questão-problema ocorre.  
  1. Com um problema e possíveis ideias sobre ele, você deverá elaborar os objetivos que serão realizados para cumprir a pesquisa e planejar como as suas hipóteses poderão ser comprovadas.  
  1. Para isso, um dos caminhos mais interessantes é criar experimentos e realizar testes, assim como a construção de modelos para entender os fenômenos que se quer estudar. Lembre-se: para escolher o caminho mais consistente de sua pesquisa, volte sempre em sua questão-problema e objetivos. Para os experimentos, o espaço escolar pode virar um grande laboratório de pesquisa. Não é necessário um espaço com instrumentos mirabolantes e de alto custo. É muito interessante que sua pesquisa não fique concentrada apenas entre os pesquisadores. Ocupando espaços mais visíveis, outras pessoas poderão acompanhar o percurso de pesquisa, pensar a respeito e será comum vermos cientistas por todas as partes de sua escola.  
  1. Um procedimento extremamente relevante é a coleta de dados. O que os experimentos mostram? Como deverá ser o registro dessas informações? O que for possível observar, comparar, perceber será importante e deve ser organizado através de planilhas, gráficos, tabelas ou imagens. 
  1. Chegando as etapas finais, é necessário analisar e formular conclusões a respeito do que foi possível descobrir. Você poderá usar livros, sites confiáveis, conteúdos de aulas e material de seus educadores para auxiliar na construção de sua análise e formular uma conclusão. Retorne a sua questão-problema, hipóteses e objetivos para finalizar a sua pesquisa. Também é interessante registrar quais encaminhamentos futuros poderão ser retomados utilizando os conhecimentos que foram construídos. Registre acertos e erros, pois eles também ensinam. 
  1. A grande etapa final é comunicar a sua pesquisa. De nada adiantaria se tudo que você pensou, estudou e descobriu ficasse guardado a sete chaves. Um dos principais objetivos da pesquisa científica é construir conhecimentos relevantes e para isso é necessário compartilhar com outras pessoas através de publicações. Os cientistas realizam congressos, escrevem em revistas científicas, realizam grupos de estudos e participam de conferências. E você, como publicará todas as suas descobertas? 

Como relacionar a pesquisa cientifica à Restauração de Ecossistemas?

Para que sua pesquisa e ação seja voltada à restauração de ecossistemas, você pode:

  1. Implementar projetos piloto de restauração ambiental:
  • Iniciar projetos piloto de restauração em áreas degradadas próximas à escola, como terrenos baldios, margens de rios ou espaços dentro do próprio campus escolar;
  • Realizar análises do solo, identificação de espécies nativas e planejamento de plantio;
  • Produzir técnicas de restauração passiva, como a criação de barreiras físicas para proteção de áreas degradadas, o estabelecimento de cercas para controle de acesso de animais e a construção de estruturas para retenção de sedimentos.
  1. Monitorar a qualidade ambiental:
  • Propor monitoramentos simples da qualidade da água, como testes de pH, turbidez e oxigênio dissolvido em corpos d’água próximos à escola. Podem documentar as variações ao longo do tempo e identificar possíveis fontes de poluição;
  • Além da água, você também pode monitorar a qualidade do ar, realizando medições de poluentes atmosféricos, como partículas em suspensão e gases nocivos, utilizando sensores portáteis ou kits de monitoramento acessíveis.
  1. Engajar a comunidade na restauração:
  • Promover campanhas de conscientização e mobilização com a comunidade escolar e moradores locais, destacando a importância da restauração ambiental para a saúde dos ecossistemas e o bem-estar humano;
  • Organizar eventos de plantio coletivo e mutirões de limpeza de áreas degradadas;
  • Produzir materiais educativos, como cartilhas, vídeos e apresentações, para sensibilizar a comunidade sobre os benefícios da restauração ambiental. As ações podem ser realizadas em nível individual e coletivo.
  1. Criar parcerias com organizações ambientais e órgãos públicos:
  • Estabelecer parcerias com organizações ambientais locais e órgãos públicos de meio ambiente para fornecer suporte técnico e recursos para os projetos de restauração desenvolvidos pelos alunos, ampliando o impacto e a eficácia das ações.

E como registrar os resultados:

  1. Publicação de relatórios e artigos científicos:
  • Você pode produzir relatórios e artigos científicos resumindo suas pesquisas, incluindo objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Podem utilizar linguagem acessível e recursos visuais para tornar a informação mais compreensível para diferentes públicos com o intuito de publicá-los em jornais ou revistas locais;
  • Submeter esses trabalhos para periódicos científicos, revistas escolares e eventos acadêmicos, proporcionando uma oportunidade para compartilhar os conhecimentos adquiridos com a comunidade científica. Isso contribui para a disseminação do conhecimento científico na comunidade e destaca a importância das ações de restauração propostas;
  • Promover e organizar seminários, além de mostras científicas na escola, convidando colegas, professores, familiares e membros da comunidade para apresentar seus projetos de restauração, afim de compartilhar os aprendizados e desafios enfrentados ao longo do processo;
  • Organize espaços de diálogo e troca de experiências entre os participantes, incentivando a reflexão crítica e o debate sobre questões ambientais locais e globais;
  • Prepare exposições de fotos, maquetes e materiais didáticos relacionados à restauração ambiental, permitindo que os visitantes tenham uma visão abrangente dos projetos desenvolvidos.
  1. Engajamento em programas de educação ambiental:
  • Participe de programas de educação ambiental e voluntariado promovidos por instituições governamentais e organizações não governamentais, contribuindo para a construção de redes de colaboração e apoio mútuo em prol da conservação da natureza;
  • Reconheça o esforço e o comprometimento dos participantes, valorizando suas contribuições e inspirando novas gerações de cientistas e defensores do meio ambiente.

Divulgação 

A própria Restaura Natureza será uma forma de você divulgar sua pesquisa e os resultados. Envie seus achados quando estiver aberta a etapa de registro da Ação Restauradora. Além disso, busque divulgar de maneira mais abrangente possível suas descobertas, pois conhecimento compartilhado se multiplica. 

Fontes de pesquisa e inspiração:  

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