Temas formativos relacionados: Leis que protegem; Escassez Hídrica.
A falta de água é um problema local, até porque a gestão dos recursos hídricos é de responsabilidade das administrações municipais. Embora seja local, a escassez hídrica é uma ameaça atual, generalizada. Além do consumo crescente, a causa da escassez pode estar a milhares de quilômetros devido à transformação do uso do solo em regiões produtoras de água como cabeceiras de rios e grandes áreas florestadas. A escassez atual tem origem em atividades humanas como o aumento no consumo e o comprometimento da qualidade da água por poluição. O desmatamento, por sua vez, ocasiona a “morte” de nascentes e alterações no regime das chuvas, algo que afeta a produção de alimentos.
A falta de água também compromete a produção de energia hidrelétrica, o que ocasiona racionamento e apagões com impacto na atividade industrial e na vida das populações urbanizadas. A boa notícia é que as nascentes podem ser restauradas.
Desafios
- Identificar, conhecer e divulgar iniciativas de recuperação de nascentes ou áreas degradadas importantes para a restauração dos ecossistemas locais e preservação dos recursos hídricos.
- Mapear a rede hidrográfica e mananciais que fornecem água para seu município.
Para realizar o desafio é importante entender sobre
- Recursos hídricos
- Legislação e iniciativas de proteção
- Ciclo hidrológico
- Hidrografia, clima e regime de chuvas
- Urbanização, uso do solo e impermeabilização
- Rios voadores
- Desmatamento – efeito local e regional
Etapas
- Converse com pessoas que vivem em seu bairro há muito tempo e descubra a existência e localização de nascentes em seu território. Você também pode pesquisar por fotografias antigas conversando por esses moradores e professores. Na prefeitura de seu município você pode encontrar fotografias aéreas e comparar com as imagens atuais do Google Earth.
- A partir dessas conversas e pesquisas, reconstitua local no passado por meio de texto descritivo ou desenho. Quanto mais rica sua descrição, melhor. Em sua descrição:
- comente sobre o período retratado
- o que havia no lugar
- qual foi o motor das transformações
- como a vida das pessoas mudou ao longo do tempo
- identifique e fale sobre os usos do solo que você identifica na área estudada. Esses usos podem ser moradia, agricultura, indústria, área preservada, vias de circulação, etc.
- Avalie o ambiente atual e a qualidade da água no local. A nascente foi aterrada, canalizada, recebe ou não esgoto, ou águas servidas? O local parece cuidado? Neste caso, por quem? A água aparenta estar poluída, apresenta odor ou colocação alterada? O entorno é impermeabilizado ou tem vegetação? O que restou da vegetação nativa do entorno da nascente? Existe acúmulo de resíduos no local? Organize as informações em uma tabela
- Tente descobrir a existência de proprietários de terra ou de organizações que promovam trabalhos com objetivo de proteção e recuperar os recursos hídricos de sua região e veja formas de contribuir. É possível conseguir uma parceria para restaurar uma área numa propriedade privada. Apresentando casos de sucesso para convencê-los da importância.
- Ainda que você não consiga um parceiro para promover a recuperação, reúna todos esses materiais em um relatório que possa ser apresentado a membros do poder municipal.
Encontradas as nascentes, vamos além:
- Reflorestação de áreas degradadas:
- Identifique áreas próximas à nascente que necessitem de restauração;
- Realize programas de plantio de árvores nativas, promovendo a reconstituição da vegetação natural.
- Controle de erosão:
- Implemente medidas para controlar a erosão do solo nas proximidades da nascente, como a construção de barreiras vegetadas;
- Envolva a comunidade escolar e local na manutenção dessas estruturas, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação.
- Criação de barreiras verdes:
- Estabeleça barreiras verdes ao redor da nascente, utilizando plantas específicas que ajudem a filtrar impurezas da água;
- Incentive a comunidade local e escolar a participar do plantio e cuidado dessas barreiras.
- Educação ambiental:
- Desenvolver programas educativos na escola, abordando a importância das nascentes e a necessidade de conservação;
- Realizar campanhas de conscientização no bairro, destacando práticas sustentáveis para a preservação hídrica.
Para aprimorar o seu registro de ação:
- Documentário/Podcast sobre o processo de restauração:
- Produza um documentário que registre todo o processo de identificação, análise e restauração das nascentes e áreas degradadas, destacando os desafios enfrentados e as soluções implementadas;
- Disponibilize o documentário em plataformas online e realizar exibições públicas para compartilhar os resultados com a comunidade local e escolar;
- Crie um podcast que conte a história da nascente, desde sua condição original até o estado atual;
- Inclua entrevistas com moradores locais, especialistas em meio ambiente e membros de organizações de preservação.
- Relatório técnico e fotográfico:
- Elabore um relatório técnico detalhado que documente todas as etapas do projeto de restauração, incluindo análises de solo, registros fotográficos antes e depois das intervenções, e dados sobre a qualidade da água;
- Apresente o relatório às autoridades municipais responsáveis pela gestão dos recursos hídricos, destacando a importância da restauração e as recomendações para ações futuras;
- Incorpore imagens, gráficos e informações sobre a história da nascente, os desafios enfrentados e as propostas de restauração.
- Engajamento da comunidade escolar e local:
- Crie um evento de lançamento do projeto na comunidade escolar e no bairro, apresentando os resultados iniciais e incentivando a participação de todos;
- Estimule a comunidade a interagir nas redes sociais, compartilhando histórias sobre a nascente e suas experiências.
- Campanha de sensibilização nas redes sociais:
- Lance uma campanha de sensibilização nas redes sociais, compartilhando informações sobre a importância da restauração ambiental e incentivando a participação da comunidade;
- Incentive o compartilhamento e a participação da comunidade utilizando hashtags específicas e criar conteúdos visuais atrativos, como infográficos e vídeos curtos, para alcançar um público mais amplo;
- Publique trechos do documentário, do podcast e de imagens do painel interativo.
- Exposição fotográfica e workshop comunitário:
- Organize uma exposição fotográfica que documente as nascentes e áreas restauradas, acompanhada de um workshop comunitário sobre conservação dos recursos hídricos;
- Convide especialistas e membros da comunidade para compartilhar experiências e discutir estratégias para a continuidade do trabalho de restauração e não ser apenas algo temporário para o plano de ação do Restaura.
- Protocolo na secretaria de Meio Ambiente:
- Além de entregar o documento ao poder público local, protocole uma cópia na secretaria de meio ambiente do município;
- Inclua uma carta de apresentação destacando a relevância do projeto e a importância da restauração para a comunidade local.
Fontes de pesquisa e inspiração
Reportagem da revista Época apresenta a experiência de moradores identificando e recuperando nascentes na cidade de São Paulo – https://www.youtube.com/watch?v=c3IAL8eNqCE
A iniciativa Rios e Ruas chama atenção para a relação equivocada que adotamos diante dos rios no processo de crescimento urbano e propõe ações para recuperar e devolver os rios às cidades. Site apresenta metodologia de trabalho e casos de sucesso – http://rioseruas.com.br/rioseruas/
Projeto Volume Vivo, iniciativa que documentou os diversos aspectos sociais, técnicos e ambientais relacionados ao uso e importância das águas para a sociedades humanas – https://www.youtube.com/c/ProjetoVOLUMEVIVO
Programa de recuperação de nascentes em Mogi Guaçu – https://www.wwf.org.br/?74443/Programa-Raizes-do-Mogi-Guacu-promove-plantio-de-mudas-nativas-na-regiao-de-Socorro-SP