Plano de ação 20

Floresta no radar

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Monitorando os biomas

Tema formativo – Técnicas de restauração 

Desafios: 

  1. Conhecer as tecnologias de sensoriamento remoto e suas aplicações
  2. Produzir uma mapeamento com uso de imagens disponíveis em bancos de dados gratuitos (Google Earth/ Mapbiomas)
  3. Verificar a perda de floresta em diferentes locais da região amazônica ao longo das três últimas décadas

Contexto: Na era da informação a manipulação dos fatos e do conhecimento científico talvez seja a maior ameaça no enfrentamento dos desafios comuns da humanidade. Mas como criar consenso sobre as medidas urgentes para conter as mudanças climáticas quando a ciência é negligenciada e mesmo negada? O conhecimento científico não pode ser corroído por teorias conspiratórias. Porém, no Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) e outros órgãos foram questionado sobre as metodologias usadas para estimar a perda da floresta por queimada e desmatamento na Amazônia. Assim, é importante esclarecer como se produz conhecimento em ciência, quando e como uma afirmação científica pode ser considerada inválida. No campo ambiental, as informações espaciais são de grande importância no debate sobre desmatamento e medidas de controle de atividades predatórias. Essa discussão é ampla, delicada e ainda vai render muito. 

Para realizar o desafio é importante entender sobre

  • Produção de mapas e sensoriamento remoto
  • Funções e importância dos mapas
  • Linguagem cartográfica
  • Exploração dos recursos naturais e a degradação das florestas
  • Programas de colonização da Amazônia e centro-oeste e expansão da fronteira agrícola no país
  • Amazônia legal

Atividade sugerida

Mapeamento da vegetação de uma região em três períodos diferentes 

Etapas:

  1. Assista ao tutorial Como fazer um croqui 
  2. No site do mapbiomas, descubra a metodologia utilizada no monitoramento realizado. Elabore uma síntese.
  3. Reúna os materiais necessários para (pelo menos) três croquis
  4. No site do Mapbiomas acesse a base cartográfica do monitoramento realizado pela entidade nos últimos 35 anos, e baixe para seu computador pelo menos três mapas de momentos diferentes com intervalo mínimo de 10 anos. Explore os mapas e seus recursos desde o início da série temporal e analise os fenômeno do desmatamento
  5. Escolha um dos estados da região centro-oeste ou norte mais afetados pelo desmatamento, ative o filtro para obter os limites territoriais e baixe os mapas para seu computador
  6. Imprima e elabore os croquis seguindo as orientações sobre Como fazer um croqui.
  7. Separe os papéis vegetais da imagem impressa e veja como eles podem funcionar como uma animação e visualize o avanço do desmatamento
  8. Pense em uma forma didática e interessante para divulgar o resultado, para que mais gente conheça a realidade

Observação: A sugestão principal foi para o monitoramento da Floresta Amazônica, mas o trabalho também pode ser feito em regiões de Cerrado e Pantanal, que sofreram muito com queimadas nos últimos anos. 

Sugestões de entrega: 

Você pode fazer uma ou as duas propostas abaixo, considerando que em todos os casos é importante a apresentação de:

  1. Três croquis, 
  2. Uma síntese da metodologia
  3. Uma análise do desmatamento e suas causas nos anos analisados

– Portfólio com três croquis cartográficos de uso do solo e cobertura vegetal para uma mesma área em três momentos distintos.

– Vídeo com animação para mostrar as mudanças ao longo do tempo, para ser compartilhado via redes sociais

Fontes para pesquisa e inspiração 

Amazônia SA, série de reportagem sobre os principais problemas socioambientais da Amazônia. Assiste todos os episódios!

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