Plano de ação 21

Cadê o ecossistema que estava aqui?

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Mural ou jogo sobre ecossistemas em formato causa e consequência 

Tema formativo: Serviços ecossistêmicos; Biodiversidade

Desafios 

  1. Compreender a  relação entre os fatores bióticos, os seres vivos, e abióticos, elementos naturais como temperatura, relevo, chuvas, etc, de diferentes ecossistemas
  2. Identificar que as relações possuem diferentes funções e que são responsáveis por manter um ecossistema vivo e saudável
  3. Avaliar que as mudanças nas estruturas dos ecossistemas impactam diretamente a vida da espécie humana

Contexto: Você já parou para pensar que a natureza nos fornece inúmeros benefícios? Muitas vezes não pensamos sobre o assunto, porque esses serviços fazem parte do nosso dia-a-dia, não precisamos nos esforçar, ir atrás deles, como, por exemplo, o fornecimento de oxigênio, a formação das chuvas, sequestro de carbono, entre outros. Esses bens são definidos como serviços ecossistêmicos. Sem eles, não seria possível manter a complexa estrutura da vida como a conhecemos. Sem eles, provavelmente muitas espécies de seres vivos não existiriam, incluindo a espécie humana. Para que esses benefícios aconteçam, um conjunto de relações precisam ser mantidas. Quando existem interferências nos ecossistemas, os serviços ecossistêmicos são abalados causando inúmeros prejuízos para o meio ambiente. 

Para realizar o desafio é importante entender sobre:

  • Ecossistema
  • Comunidades
  • Populações
  • Fatores abióticos e bióticos
  • Biodiversidade
  • Biomas Brasileiros

Atividade sugerida

Elaborar um mural interativo de causas e consequências sobre as transformações que podem ocorrer em diferentes ecossistemas brasileiros 

Etapas:

  1. Faça um levantamento de diferentes ecossistemas do seu entorno ou de uma região escolhida pelo grupo. Aproveite para descobrir qual (is) o(s) biomas brasileiros existentes na sua região.
  2. Para cada ecossistema selecionado, formule uma caracterização geral contemplando os seguintes aspectos: I. Tipo de ambiente: aquático ou terrestre?; II. Espécies endêmicas: flora e fauna; IV: microbiota, os microorganismos que habitam um ecossistema; V: fatores abióticos presentes. Essas informações servirão para a produção da carta ECOSSISTEMA
  3. Realize um levantamento das interferências humanas que os ecossistemas podem sofrer como, por exemplo, desmatamento, introdução de espécies exóticas, poluição do ar, entre outros. Para cada interferência selecionada, construa uma situação hipotética como, por exemplo, a chegada de uma grande indústria emissora de gases poluentes. Pense também nas interferências humanas positivas, como cercar pastagem, o que evita que o gado pisoteie plantas regenerantes, restauração de mata nativa, etc. Essas informações servirão para a produção da carta CAUSA 
  4. Para cada CAUSA, uma nova carta de informações deve ser elaborada. Essa nova carta será denominada como CONSEQUÊNCIA. Com o objetivo de compreender os diferentes serviços ecossistêmicos que o meio ambiente nos proporciona, a carta deve focar em aspectos que estejam diretamente relacionados aos inúmeros benefícios oferecidos pela natureza e que são afetados quando sofrem interferências antrópicas.
  5. Após a construção dos três tipos de cartas, o mural interativo deve ser organizado da seguinte forma: apresentação dos ecossistemas e das situações hipotéticas. Ao relacionar as duas cartas, cada jogador deve selecionar a consequência que melhor representa a dupla de cartas que ganhou. Portanto, é necessário formar trios coerentes entre as cartas. 
  6. O mural será finalizado após todos os ecossistemas, causas e consequências estiverem relacionados. 

Sugestões de entrega

  • Jogo digital 
  • Jogo de tabuleiro
  • Mural  

Fontes para pesquisa e inspiração:

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