Tema formativorelacionado : Técnicas de restauração
Desafios:
Conhecer as tecnologias de sensoriamento remoto e suas aplicações
Produzir um mapeamento com uso de imagens disponíveis em bancos de dados gratuitos (Google Earth/ Mapbiomas)
Verificar a perda de floresta em diferentes locais da região amazônica ao longo das três últimas décadas
Contexto: Na era da informação, a manipulação dos fatos e do conhecimento científico talvez seja a maior ameaça no enfrentamento dos desafios comuns da humanidade. Mas como criar consenso sobre as medidas urgentes para conter as mudanças climáticas quando a ciência é negligenciada e mesmo negada? O conhecimento científico não pode ser corroído por teorias conspiratórias. Porém, no Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) e outros órgãos foram questionados sobre as metodologias usadas para estimar a perda da floresta por queimada e desmatamento na Amazônia. Assim, é importante esclarecer como se produz conhecimento em ciência, quando e como uma afirmação científica pode ser considerada inválida. No campo ambiental, as informações espaciais são de grande importância no debate sobre desmatamento e medidas de controle de atividades predatórias. Essa discussão é ampla, delicada e ainda vai render muito.
Para realizar o desafio é importante entender sobre
Produção de mapas e sensoriamento remoto
Funções e importância dos mapas
Linguagem cartográfica
Exploração dos recursos naturais e a degradação das florestas
Programas de colonização da Amazônia e centro-oeste e expansão da fronteira agrícola no país
Amazônia legal
Atividade sugerida
Mapeamento da vegetação de uma região em três períodos diferentes
No site do mapbiomas, descubra a metodologia utilizada no monitoramento realizado. Elabore uma síntese.
Reúna os materiais necessários para (pelo menos) três croquis.
No site do Mapbiomas acesse a base cartográfica do monitoramento realizado pela entidade nos últimos 35 anos, e baixe para seu computador pelo menos três mapas de momentos diferentes com intervalo mínimo de 10 anos. Explore os mapas e seus recursos desde o início da série temporal e analise os fenômenos do desmatamento
Escolha um dos estados da região centro-oeste ou norte mais afetados pelo desmatamento, ative o filtro para obter os limites territoriais e baixe os mapas para seu computador
Imprima e elabore os croquis seguindo as orientações sobre Como fazer um croqui.
Separe os papéis vegetais da imagem impressa e veja como eles podem funcionar como uma animação e visualize o avanço do desmatamento
Pense em uma forma didática e interessante para divulgar o resultado, para que mais gente conheça a realidade
Observação: A sugestão principal foi para o monitoramento da Floresta Amazônica, mas o trabalho também pode ser feito em regiões de Cerrado e Pantanal, que sofreram muito com queimadas nos últimos anos.
Sugestões de entrega:
Você pode fazer uma ou as duas propostas abaixo, considerando que em todos os casos é importante a apresentação de:
Três croquis,
Uma síntese da metodologia
Uma análise do desmatamento e suas causas nos anos analisados
– Portfólio com três croquis cartográficos de uso do solo e cobertura vegetal para uma mesma área em três momentos distintos.
– Vídeo com animação para mostrar as mudanças ao longo do tempo, para ser compartilhado via redes sociais