Temas formativos relacionados: Serviços ecossistêmicos e Biodiversidade.
Você já parou para pensar que a natureza nos fornece inúmeros benefícios? Muitas vezes não pensamos sobre o assunto, porque esses serviços fazem parte do nosso dia-a-dia, não precisamos nos esforçar, ir atrás deles, como, por exemplo, o fornecimento de oxigênio, a formação das chuvas, sequestro de carbono, entre outros. Esses bens são definidos como serviços ecossistêmicos. Sem eles, não seria possível manter a complexa estrutura da vida como a conhecemos. Sem eles, provavelmente muitas espécies de seres vivos não existiriam, incluindo a espécie humana. Para que esses benefícios aconteçam, um conjunto de relações precisam ser mantidas. Quando existem interferências nos ecossistemas, os serviços ecossistêmicos são abalados, causando inúmeros prejuízos para o meio ambiente.
Desafios
Compreender a relação entre os fatores bióticos, os seres vivos, e abióticos, elementos naturais como temperatura, relevo, chuvas, de diferentes ecossistemas.
Identificar que as relações possuem diferentes funções e que são responsáveis por manter um ecossistema vivo e saudável
Avaliar que as mudanças nas estruturas dos ecossistemas impactam diretamente a vida da espécie humana
Pensar em como a restauração pode auxiliar a resolver diferentes problemas que se apresentem
Para realizar o desafio é importante entender sobre:
Ecossistema
Comunidades
Populações
Fatores abióticos e bióticos
Biodiversidade
Biomas Brasileiros
Etapas para construção do mural:
Faça um levantamento de diferentes ecossistemas do seu entorno ou de uma região escolhida pelo grupo. Aproveite para descobrir qual (is) o(s) biomas brasileiros existentes na sua região.
Para cada ecossistema selecionado, formule uma caracterização geral contemplando os seguintes aspectos: I. Tipo de ambiente: aquático ou terrestre?; II. Espécies endêmicas: flora e fauna; IV: microbiota, os microorganismos que habitam um ecossistema; V: fatores abióticos presentes. Essas informações servirão para a produção da carta ECOSSISTEMA
Realize um levantamento das interferências humanas que os ecossistemas podem sofrer como, por exemplo, desmatamento, introdução de espécies exóticas, poluição do ar, entre outros. Para cada interferência selecionada, construa uma situação hipotética como, por exemplo, a chegada de uma grande indústria emissora de gases poluentes. Pense também nas interferências humanas positivas, como cercar pastagem, o que evita que o gado pisoteie plantas regenerantes, restauração de mata nativa, etc. Essas informações servirão para a produção da carta CAUSA
Para cada CAUSA, uma nova carta de informações deve ser elaborada. Essa nova carta será denominada como CONSEQUÊNCIA. Com o objetivo de compreender os diferentes serviços ecossistêmicos que o meio ambiente nos proporciona, a carta deve focar em aspectos que estejam diretamente relacionados aos inúmeros benefícios oferecidos pela natureza e são afetados quando sofrem interferências antrópicas.
Após a construção dos três tipos de cartas, o mural interativo deve ser organizado da seguinte forma: apresentação dos ecossistemas e das situações hipotéticas. Ao relacionar as duas cartas, cada jogador deve selecionar a consequência que melhor representa a dupla de cartas que ganhou. Portanto, é necessário formar trios coerentes entre as cartas.
O mural será finalizado após todos os ecossistemas, causas e consequências estiverem relacionados.
Para ir além do mural:
Inclua mais restauração de ecossistemas:
Inclua uma seção introdutória no mural ou jogo sobre a importância da restauração ecológica na recuperação de ecossistemas degradados;
Destaque exemplos de projetos de restauração bem-sucedidos que contribuíram para a revitalização de ecossistemas semelhantes aos estudados;
Pesquise e compreender diferentes técnicas de restauração ecológica utilizadas em ecossistemas;
Estude como a restauração pode ser adaptada às características específicas de cada ecossistema, levando em consideração fatores como solo, clima e biodiversidade;
Avalie o impacto das ações de restauração propostas na melhoria da qualidade ambiental e na recuperação dos ecossistemas;
Priorize os locais de restauração com base em critérios como biodiversidade, importância ecológica e ameaças iminentes;
Considere os benefícios econômicos, sociais e ambientais decorrentes das práticas de restauração.
Jogo e cartas de restauração:
Crie uma categoria adicional no jogo de cartas chamada “RESTAURAÇÃO”. Nela os jogadores podem encontrar ações de restauração específicas para contrabalancear as interferências humanas negativas;
Para cada ecossistema, elabore cartas de restauração que representem ações práticas, como plantio de árvores nativas, controle de espécies invasoras e iniciativas de reflorestamento;
As cartas de restauração podem incluir informações sobre organizações locais ou nacionais (comunidades indígenas, quilombolas, ONG’s, órgãos governamentais, empresas, escolas, faculdades…) que realizam ações de restauração naquele ecossistema específico.
Mural interativo de ações de restauração:
No mural, destaque casos de sucesso de restauração, incentivando os espectadores a se engajarem em projetos semelhantes em suas comunidades;
Acrescente uma seção no mural para destacar iniciativas reais de restauração em andamento na região ou em ecossistemas parecidos;
Inclua fotos ou ilustrações de projetos de sucesso, mostrando a evolução do antes e depois das ações de restauração.
Jogabilidade com enfoque na restauração:
Desenvolva uma versão virtual do jogo que permita aos jogadores analisar virtualmente ecossistemas e participar de ações de restauração em ambientes digitais interativos;
Estabeleça regras no jogo que recompensem os jogadores por escolherem e implementarem ações de restauração como parte de suas estratégias;
Crie eventos especiais no jogo que simulem condições ideais para a restauração, proporcionando benefícios aos jogadores que investem em ações restauradoras.
Conexão com projetos de restauração locais:
Estabeleça parcerias com organizações locais de restauração para enriquecer o conteúdo do jogo e garantir que as ações propostas se alinhem com os esforços já existentes;
Integrar abordagens participativas que envolvam a comunidade local na concepção e implementação dos planos de restauração;
Ofereça recursos adicionais no jogo que direcionem os jogadores para iniciativas reais de restauração em andamento em sua região;
Elaborar planos detalhados de restauração para cada área identificada, incluindo metas específicas, atividades propostas e recursos necessários;
Integração de educação ambiental:
Incorpore componentes de educação ambiental nos planos de restauração, visando aumentar a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas;
Desenvolva materiais educativos e atividades práticas que envolvam alunos, professores e membros da comunidade no processo de restauração;
Estabeleça parcerias com instituições de pesquisa, ONGs e órgãos governamentais envolvidos em projetos de restauração para acessar recursos, conhecimentos e experiências práticas;
Promova abordagens de restauração baseadas na comunidade, capacitando os moradores locais para liderar esforços de conservação e recuperação de ecossistemas em suas próprias áreas.