Aproximar produtores orgânicos de consumidores
Tema formativo: Técnicas de restauração; Conservar; Segurança Alimentar
Desafios
- Identificar na sua região pequenos agricultores orgânicos e agroecológicos
- Conhecer o processo de produção de alimentos
- Levantar as necessidades alimentícias da sua comunidade
- Aproximar agricultores orgânicos de consumidores
Contexto: Não é de hoje que estudos científicos mostram os impactos negativos que os agrotóxicos representam para o meio ambiente e para a espécie humana. Em relação ao aspecto ambiental, a utilização de tais produtos está diretamente relacionada à monocultura: a produção de uma única espécie numa área vasta. Esse tipo de produção modifica o ambiente, empobrece o solo, contamina da água, favorece desequilíbrios ambientais e diminui drasticamente a biodiversidade do planeta. Para a espécie humana, além dos impactos ambientais que afetam diretamente a qualidade da nossa vida, é crescente o número de estudos científicos que comprovam a relação entre os agrotóxicos com má formação congênita, câncer, mal de Parkinson. O perigo não é só em para quem aplica essas substâncias na terra, mas também para os consumidores. Portanto, diminuir a aquisição de alimentos derivados desse tipo de agricultura, aliado ao consumo crescente de alimentos orgânicos, é fundamental para a conservação e restauração do meio em que vivemos. Para que esse objetivo tenha cada vez mais espaço na sociedade, é primordial que os pequenos agricultores ganhem espaço de trabalho, seja recebendo subsídios governamentais, seja recebendo apoio da comunidade das mais diferentes maneiras.
Para realizar o desafio é importante entender sobre
- Agricultura convencional
- Agrotóxicos
- Desequilíbrio ecológico
- Agricultura orgânica
Atividade sugerida
Aproximar produtores orgânicos e consumidores, através de uma ação de intervenção na comunidade.
Etapas
- Pesquise quais são os pequenos produtores de sua região que trabalham com agricultura orgânica
- Após o mapeamento, entenda a produção de cada agricultor, assim como a sua história com a terra. Para tanto, elabore uma pequena entrevista para nortear a sua conversa e levantar informações. Algumas sugestões de perguntas são: quando começou o seu trabalho com a agricultura orgânica? Quais são os alimentos que você produz? Quais são os desafios de ser um pequeno produtor? Vale contar para agricultores sobre seu desafio, pois eles também poderão ajudar a criar caminhos viáveis para essa aproximação. E o mesmo vale para quando você conversar com os consumidores locais!
- Se for possível realizar visitas ao local de produção, registre imagens fotográficas para utilizar no seu material de divulgação.
- Para cada produtor, elabore um pequeno material de divulgação. Você deve registrar as informações organizadas igualmente para cada um. Sugestão de formato: imagem fotográfica, nomes dos agricultores, endereço, breve história, alimentos produzidos e valores, dias de entrega.
- Realize um levantamento de consumidores interessados em integrar a sua rede de alimentação orgânica. Eles também devem ser entrevistados para que você entenda suas necessidades alimentícias, o que os incentiva a escolher alimentos orgânicos e o que é impeditivo para essa escolha. Sugestão de perguntas: Quantas pessoas compõem a família? Quais os dias que gostaria de realizar a compra? Gostaria de receber em casa ou retirar no local? Por que optam por alimentos orgânicos? Quais produtos consomem? Desejam conhecer novos alimentos? O que te impede de aumentar o seu consumo de orgânicos?
- Com informações dos dois lados, você pode propor alternativas para aproximá-los. Por exemplo: talvez apareça como impeditivo de comprar orgânicos o valor desses produtos, já que eles são mais caros que os produtos com agrotóxicos. Você pode elaborar um pequeno manual explicando os motivos pelos quais o preço é maior e indicar os benefícios ambientais dos alimentos orgânicos. Por outro lado, você pode realizar estudos com os agricultores e avaliar a possibilidade de criar cestas semanais e/ou mensais. Dessa forma, os produtores terão os seus clientes garantidos, o que pode ajudar a baixar algum custo do produto. É importante dizer que isso deve ser elaborado coletivamente, pois os pequenos produtores devem ter seu trabalho valorizado, principalmente pela importância que possuem socialmente e ambientalmente.
- Essa parceria pode gerar visitas aos espaços de plantio. Conhecer a agricultura orgânica é um caminho importante para entender o seu valor e sua importância para o processo de conservação e restauração de ecossistemas. Pode também gerar empregos, fomentar o início de novos produtores e outros frutos que só a prática vai mostrar.
Observação: Esse projeto privilegia atividades ao ar livre, o aprofundamento do conhecimento do território, mas implica no contato com moradores locais. Prepare-se para interagir com atenção aos protocolos sanitários.
Sugestões de entrega:
- Plataforma digital como, por exemplo, o mapa abaixo:
https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1YJtNMIVstdbIWfIiBu5DJXMbg74&ll=-22.891066210844826%2C-47.03559361352541&z=14
- Documento digital colaborativo
- Grupo de Whatsapp, Telegram ou Facebook. Como administrador, você terá a principal função de integrar os serviços e desejos dos participantes
- Mural colaborativo em espaço público da sua cidade
- Relatório de informações endereçadas a órgão público responsável solicitando a promoção de feiras de rua com produtores orgânicos. Você pode coletar assinaturas, promovendo uma campanha virtual, para demonstrar que o seu desejo também é apoiado por outros moradores. Esse site é um exemplo de plataforma de campanhas virtuais: obugio.org.br/
Fontes de pesquisa e inspiração: