Plano de ação 24

Deu match entre agricultores e consumidores!

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Aproximar produtores orgânicos de consumidores

Tema formativo: Técnicas de restauração; Conservar; Segurança Alimentar

Desafios 

  1. Identificar na sua região pequenos agricultores orgânicos e agroecológicos
  2. Conhecer o processo de produção de alimentos
  3. Levantar as necessidades alimentícias da sua comunidade
  4. Aproximar agricultores orgânicos de consumidores 

Contexto: Não é de hoje que estudos científicos mostram os impactos negativos que os agrotóxicos representam para o meio ambiente e para a espécie humana. Em relação ao aspecto ambiental, a utilização de tais produtos está diretamente relacionada à monocultura: a produção de uma única espécie numa área vasta. Esse tipo de produção modifica o ambiente, empobrece o solo, contamina da água, favorece desequilíbrios ambientais e diminui drasticamente a biodiversidade do planeta. Para a espécie humana, além dos impactos ambientais que afetam diretamente a qualidade da nossa vida, é crescente o número de estudos científicos que comprovam a relação entre os agrotóxicos com má formação congênita, câncer, mal de Parkinson. O perigo não é só em para quem aplica essas substâncias na terra, mas também para os  consumidores. Portanto, diminuir a aquisição de alimentos  derivados desse tipo de agricultura, aliado ao consumo crescente de alimentos orgânicos, é fundamental para a conservação e restauração do meio em que vivemos. Para que esse objetivo tenha cada vez mais espaço na sociedade, é primordial que os pequenos agricultores ganhem espaço de trabalho, seja recebendo subsídios governamentais, seja recebendo apoio da comunidade das mais diferentes maneiras. 

Para realizar o desafio é importante entender sobre

  • Agricultura convencional
  • Agrotóxicos
  • Desequilíbrio ecológico
  • Agricultura orgânica

Atividade sugerida

Aproximar produtores orgânicos e consumidores, através de uma ação de intervenção na comunidade.

Etapas

  1. Pesquise quais são os pequenos produtores de sua região que trabalham com agricultura orgânica
  2. Após o mapeamento, entenda a produção de cada agricultor, assim como a sua história com a terra. Para tanto, elabore uma pequena entrevista para nortear a sua conversa e levantar informações. Algumas sugestões de perguntas são: quando começou o seu trabalho com a agricultura orgânica? Quais são os alimentos que você produz? Quais são os desafios de ser um pequeno produtor? Vale contar para agricultores sobre seu desafio, pois eles também poderão ajudar a criar caminhos viáveis para essa aproximação. E o mesmo vale para quando você conversar com os consumidores locais!
  3. Se for possível realizar visitas ao local de produção, registre imagens fotográficas para utilizar no seu material de divulgação. 
  4. Para cada produtor, elabore um pequeno material de divulgação. Você deve registrar as informações organizadas igualmente para cada um. Sugestão de formato: imagem fotográfica, nomes dos agricultores, endereço, breve história, alimentos produzidos e valores, dias de entrega. 
  5. Realize um levantamento de consumidores interessados em integrar a sua rede de alimentação orgânica. Eles também devem ser entrevistados para que você entenda suas necessidades alimentícias, o que os incentiva a escolher alimentos orgânicos e o que é impeditivo para essa escolha. Sugestão de perguntas: Quantas pessoas compõem a família? Quais os dias que gostaria de realizar a compra? Gostaria de receber em casa ou retirar no local? Por que optam por alimentos orgânicos? Quais produtos consomem? Desejam conhecer novos alimentos? O que te impede de aumentar o seu consumo de orgânicos?
  6. Com informações dos dois lados, você pode propor alternativas para aproximá-los. Por exemplo: talvez apareça como impeditivo de comprar orgânicos o valor desses produtos, já que eles são mais caros que os produtos com agrotóxicos. Você pode elaborar um pequeno manual explicando os motivos pelos quais o preço é maior e indicar os benefícios ambientais dos alimentos orgânicos. Por outro lado, você pode realizar estudos com os agricultores e avaliar a possibilidade de criar cestas semanais e/ou mensais. Dessa forma, os produtores terão os seus clientes garantidos, o que pode ajudar a baixar algum custo do produto. É importante dizer que isso deve ser elaborado coletivamente, pois os pequenos produtores devem ter seu trabalho valorizado, principalmente pela importância que possuem socialmente e ambientalmente. 
  7. Essa parceria pode gerar visitas aos espaços de plantio. Conhecer a agricultura orgânica é um caminho importante para entender o seu valor e sua importância para o processo de conservação e restauração de ecossistemas. Pode também gerar empregos, fomentar o início de novos produtores e outros frutos que só a prática vai mostrar. 

Observação: Esse projeto privilegia atividades ao ar livre, o aprofundamento do conhecimento do território, mas implica no contato com moradores locais. Prepare-se para interagir com atenção aos protocolos sanitários.

Sugestões de entrega:

  • Plataforma digital como, por exemplo, o mapa abaixo: 

https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1YJtNMIVstdbIWfIiBu5DJXMbg74&ll=-22.891066210844826%2C-47.03559361352541&z=14

  • Documento digital colaborativo
  • Grupo de Whatsapp, Telegram ou Facebook. Como administrador, você terá a principal função de integrar os serviços e desejos dos participantes
  • Mural colaborativo em espaço público da sua cidade
  • Relatório de informações endereçadas a órgão público responsável solicitando a promoção de feiras de rua com produtores orgânicos. Você pode coletar assinaturas, promovendo uma campanha virtual, para demonstrar que o seu desejo também é apoiado por outros moradores. Esse site é um exemplo de plataforma de campanhas virtuais: obugio.org.br/ 

Fontes de pesquisa e inspiração:

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