Plano de ação 26

Bolotas de semente

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Produção de ‘bolotas de sementes’ para serem lançadas nos ecossistemas

Tema formativo: Técnicas de restauração

Desafios: 

  1. Identificar quais espécies nativas são as mais indicadas para restaurar o ecossistema escolhido
  2. Recolher sementes das espécies nativas
  3. Realizar experimentos, avaliar resultados e escolher qual o melhor método para produzir as bolotas de semente
  4. Produzir as bolotas de sementes e lançá-las no ambiente
  5. Incentivar a formação de uma rede de apoiadores e lançadores de bolotas.

Contexto: Os índices de desmatamento são cada vez mais gritantes e consequentemente prejuízos ambientais, como a diminuição de abelhas, escassez de água, mudanças climáticas e perda dos ecossistemas. É evidente o quanto é problemático a ausência de florestas nativas. A ausência de floresta faz com que as abelhas percam sua principal fonte de alimentos e não realizem a polinização, afetando diretamente a reprodução das plantas e sua variabilidade genética. O desequilíbrio faz com que exista uma diminuição drástica de cultivos agrícolas, já que esses insetos são responsáveis, no Brasil, por 30% da produção de plantas alimentícias. As abelhas precisam de uma diversidade de alimentos, portanto uma vegetação sem variedade também delimita a atuação dos agentes polinizadores. Esse assunto é apenas um exemplo relevante do quanto é perceptível que a ausência de florestas as conexões entre fatores bióticos, os seres vivos, e abióticos (o clima, o regime de chuvas, as características do solo, etc) se afrouxam e a riqueza natural se perde. Mas é possível restaurar os biomas! Para que isso aconteça, muitas ações devem ser colocadas em prática. Elas devem ser realizadas em várias dimensões, do macro à micro política. Com técnicas simples podemos individualmente ou coletivamente organizar iniciativas, fundamentadas em pesquisas científicas, para auxiliar no processo de restauração da natureza. A bolota de semente (baseada na técnica “bomba de sementes”) se enquadra nesse caminho. Elas são produzidas de forma simples, rendem bons resultados, são atividades práticas que podem mobilizar pessoas de diferentes faixas etárias e criar redes de apoio para a década da restauração. 

Para realizar o desafio é importante entender sobre:

  • Espécies nativas
  • Sementes crioula
  • Formulação de experimentos

Atividade 

Estudo, produção e lançamento de bolotas de sementes

Etapas

  1. Identifique no ambiente em que você vive quais são os ecossistemas terrestres que devem ser restaurados. Você pode selecionar pequenos espaços como praças públicas ou até mesmo áreas desmatadas.
  2. Estude quais são as espécies nativas que compõem os ecossistemas que você quer trabalhar.
  3. Converse com especialistas (biólogos, agricultores, agrônomos e educadores, por exemplo) e compartilhe o seu objetivo de restaurar ecossistemas com bolotas de sementes nativas. Eles podem ajudar a pensar quais espécies se enquadram melhor no seu projeto e como fazer para reunir a maior diversidade de espécies nativas da sua região
  4. Documente de todas as informações colhidas; elas serão importantes para subsidiar o seu projeto e o envolvimento da sua comunidade
  5. O ideal para a restauração dos ecossistemas é que muitas bolotas sejam produzidas. Faça um levantamento de quais materiais serão necessários, quantidade de cada e uma estimativa de valor que será gasto na compra dos produtos. 
  6. Com uma quantidade pequena de material você pode elaborar experimentos para escolher a melhor metodologia na produção das bolotas. Há diferentes formas de produzi-las: com jornal, papéis coloridos, argila, esterco. Avalie qual se enquadra melhor na sua realidade. 
  7. Elabore um material, que pode ser audiovisual, uma campanha na internet, folheto informativo ou um relatório, para apresentar o projeto para pessoas que podem colaborar, como ONGs, escolas, universidades, órgãos públicos e entidades privadas. Registre em seu documento qual(is) ecossistema(s) você pretende ajudar a restaurar, justifique a sua escolha, aponte quais são as sementes que devem ser adquiridas. Explique os motivos pelos quais você escolheu essas espécies e indique quais são as ações que devem ser realizadas para a produção e lançamento das bolotas de semente.
  8. Com uma rede de apoio, vocês podem produzir muitas bolotas de sementes. Podem-se realizar mutirões para colocar a mão na massa, ou melhor na terra.
  9. Organize o lançamento das bolotas no ambiente. Dependendo da área escolhida para restaurar, quantidade de sementes produzidas e da rede de apoio, elas poderão ser lançadas de diferentes formas: lançamento aéreo, diferentes meios de transporte terrestre, doação de sementes para grupos menores que poderão participar individualmente dessa etapa e usando meios radicais como, por exemplo, o rafting. Mas se você conseguiu um apoio menor, ou seu projeto vai se concentrar na sua ação individual, não há problema. Produza as bolotas de sementes e lance-as em espaços menores. Faça também bolotas para distribuir para as pessoas da sua região. Compartilhe com elas um folheto explicativo para que elas entendam a importância da ação e possam disseminar os novos conhecimentos.

Observação: É importante que esse projeto, após o lançamento, continue acontecendo. Você pode promover novas ações para ampliar sua rede de apoio, organizar eventos para ensinar e fazer as bolotas e incentivar diferentes setores. As bolotas podem ser lançadas aleatoriamente, mas a escolha de um ou mais ecossistemas específicos é relevante para você acompanhar o processo de restauração. Busque por metodologias de monitoramento, avalie se alguma delas pode ser colocada em prática na sua região, ou formule uma nova metodologia de monitoramento. 

Sugestões de entrega

O registro de todas as etapas é fundamental para que outras pessoas acompanhem o seu projeto, participem e se inspirem a realizar ações semelhantes a sua. Contudo, esse registro pode ser organizado de formas diversas, como:

  • Material áudio visual
  • Relatório
  • Publicações em mídia social

Fontes inspiradoras para o seu desafio:

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