Plano de ação 03

Restaure por eles 

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Criar planos para defender espécies em ameaçadas

Tema formativo: Biodiversidade / Conservar 

Ação inspiradora:  

Na primeira edição da Restaura Natureza, surgiram defensores de uma espécie endêmica local. Em Capela do Alto, em São Paulo, o Colégio Objetivo da cidade fez um álbum de figurinhas com as espécies que podiam ser vistas em uma fazenda. E os Soldadinhos do Araripe, do  Colégio Vitorino, em Crato, Ceará, elaboraram uma campanha de conscientização para a preservar uma ave endêmica da Chapada do Araripe, considerada protetora de regiões úmidas e sob o risco de extinção: o Soldadinho do Araripe. A população, pouco informada sobre a espécie, após escutar os conhecimentos dos estudantes, se mostrou disponível para rever e mudar suas ações no ambiente para ajudar na preservação do Soldadinho.  

Reverter danos ambientais, como a extinção de espécies, é urgente para que possamos reviver os ecossistemas de modo integral e saudável para todas as formas de vida.  

Desafio: 

  1. Selecionar um ecossistema de seu entorno com relevância ambiental e social para a comunidade local; 
  1. Estudar sobre os desafios ambientais da área com foco na preservação da fauna; 
  1. Propor ações coletivas de restauração. 

Atividade sugerida: 

  1. Propor ações coletivas com diferentes atores sociais para uma campanha de conscientização da importância do ecossistema escolhido.  

Etapas:  

  1. Conhecer os ecossistemas de sua região; 
  1. Escolher uma das áreas levantadas para ser o foco de intervenção do grupo; 
  1. Conhecer os animais silvestres presentes na área selecionada; 
  1. A partir da pesquisa, escolher um dos animais silvestres presente no ecossistema e que se encontra mais ameaçado perante os problemas ambientais da área.  
  1. Estudar quais são os papéis que o animal desempenha para auxiliar na preservação ambiental: nicho e relações ecológicas, por exemplo.  
  1. Conhecer quais são as ameaças (causas e consequências) que levam a espécie a correr riscos ambientais.  
  1. Entender quais são os outros seres vivos interligados com a espécie e fundamentais na preservação do mesmo. 
  1. Elaborar ações de restauração que incluam diferentes camadas (bióticas e abióticas) do ecossistema com foco na preservação em cadeia do animal silvestre. Algumas possíveis ações: plantação de flores nativas, preservação de nascentes, retirada de resíduos do ambiente, restauração de corredores ecológicos, monitoramento da vida selvagem, poleiros artificiais, bombas de sementes nativas, entre outros.  
  1. Analisar e escolher quais setores sociais poderiam ser os encabeçadores de cada ação pensada na etapa anterior.  
  1. Criar recursos de linguagem e visuais para construir uma campanha que possa se comunicar facilmente com os públicos-alvo.  
  1.  Planejar um encontro para reunir os que desejam participar da campanha e organizar as ações de restauração. 
  1. Criar cartas-convite com a apresentação das pesquisas realizadas nas etapas anteriores e as ações que poderão ser realizadas por cada encabeçador. 
  1. Enviar as campanhas e divulgar as pesquisas em outras redes de comunicação com data de um primeiro encontro para planejamento coletivo das ações. 
  1.  No encontro com os interessados na campanha, organizar a(s) data(s) das ações, assim como materiais necessários, custos, divulgação da campanha, formas de monitorar e analisar os resultados e, se necessário, realizar outros encontros para o planejamento. Lembre-se: quanto mais dialógico forem as decisões, mais pessoas envolvidas e maior será a quantidade de ações restauradoras. 
  1. Nos dias das ações, realizar registros, entrevistas, entregar material de divulgação para ampliar os envolvidos. 
  1.  Após as ações, é importante que os envolvidos se encontrem novamente para analisar o que foi realizado e pensar em estratégias para que as ações se tornem frequentes e que a campanha possa se tornar um evento permanente, com um aumento progressivo de participantes como, por exemplo, a campanha Hora do Planeta.

Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre:  

  1. Fauna silvestre; 
  1. Flora nativa; 
  1. Nicho ecológico; 
  1. Relações ecológicas; 
  1. Corredores ecológicos; 
  1. Técnicas de plantio; 
  1. Monitoramento ambiental; 

Divulgue 

Em uma campanha como esta, a divulgação é essencial. Para além de registrar a sua ação na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, mantenha o engajamento com redes sociais, vídeos, cartazes ou reuniões. Quanto mais pessoas souberem, mais chances de continuar e ampliar sua ação. 

Fontes de pesquisa e inspiração:  

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