Vencedores da Olimpíada Restaura Natureza serão anunciados em ‘live’ no dia 4/6


2 de junho de 2022

 

Chegou o momento que todos esperavam! Neste sábado (04/06), na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos conhecer os vencedores da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Associação Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

Serão premiados cinco grupos vencedores na categoria Comissão Julgadora e cinco grupos vencedores na categoria Votação Popular. Concorreram 208 grupos de estudantes e professores, que prepararam projetos relacionados à restauração de ecossistemas. 

Muvuca com sementes do Cerrado – Foto de Thamires Rodrigues/WWF-Brasil

A 1ª Restaura Natureza foi voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Contou com duas fases: a primeira, 100% online e individual, e a segunda, em grupo, com a realização de Ações Restauradoras. Na Primeira Fase, participaram 7.424 estudantes de 25 estados brasileiros e Distrito Federal.

“Vamos comemorar esse movimento das comunidades escolares pela restauração de ecossistemas, que conduziu alunos e professores para ações práticas e atividades educativas e lúdicas. Tivemos a alegria de receber projetos brilhantes, que nos fazem vibrar de esperança”, afirma Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza no WWF-Brasil.

Na categoria Comissão Julgadora, as ações restauradoras dos grupos participantes foram analisadas pela Comissão Julgadora da Restaura Natureza, formada por especialistas convidados e do WWF-Brasil. Eles atribuíram pontos em cinco eixos, contabilizando o total de até 900 pontos para cada ação. Esses pontos foram somados aos pontos obtidos pelo grupo na Primeira Fase. Os cinco grupos com maior pontuação na categoria Comissão Julgadora são os vencedores, que serão revelados na live.

Os critérios de avaliação da Comissão Julgadora são engajamento, comunicação, técnicas restauradoras, diversidade de espécies nativas e área restaurada. Pontos feitos na Primeira Fase também serão considerados no resultado. No site da Restaura Natureza é possível conhecer os detalhes dos critérios.

“A seleção não foi fácil, pois felizmente havia muitos projetos de boa qualidade, que assimilaram conceitos importantes do tema Restauração, ainda pouco disseminados”, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil e um dos membros da Comissão.

Na categoria Voto Popular, os projetos receberam votos de quase 10 mil pessoas, que foram somados aos pontos obtidos pelos estudantes na Primeira Fase. Os cinco grupos com maior pontuação na categoria Voto Popular, somados os pontos da primeira fase, são vencedores – e um mesmo grupo pode vencer tanto na categoria Voto Popular como na categoria Comissão Julgadora.

“É perceptível que muitos grupos se empenharam, influenciaram suas comunidades e fizeram ações concretas em benefício de todos, com muita criatividade”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. “Foi um privilégio acompanhar o nascimento de projetos orgânicos e cheios de significados para estes estudantes. Alguns serão premiados, mas todos ganharam uma experiência marcante e nos presentearam com ações de emocionar.”

Live de anúncio dos vencedores da Restaura Natureza:

Data: 4 de junho de 2022

Horário: 16h

Canal: YouTube do WWF-Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=G1_ipu-mmc4)

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.