Compartilhe
30 de agosto de 2023
Estudantes e professores de todas as regiões do Brasil desenvolveram ações de restauração de ecossistemas; confira a lista dos grupos vencedores e os seus projetos
Uma área de 4.900 m² no sul fluminense recebeu mais de 800 mudas de espécies nativas na ação do grupo escolar RioParaibaVive – Tampet- SF salva!, que foi o grande vencedor da categoria Comissão Julgadora da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, na 2ª edição da competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela associação Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).
Em seis visitas realizas pelo grupo formado por cinco estudantes da Escola Municipal Espírito Santo, em Volta Redonda (RJ), à sede do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba, área no sul do estado Rio de Janeiro, os participantes da olimpíada participaram de sessões de educação ambiental e plantaram espécies da Mata Atlântica variadas como aroeira-vermelha, pau-formiga, ipê-amarelo, pitanga e grumixama.
Os estudantes Heloisy Castro Fonseca, Isabella de Souza Paulino, João Gabriel Ferreira de Matos, Lais de Almeida Nascimento e Thalita Barros Fernandes, batizados de “restauradores mirins”, orientados pelo professor Bruno Jorge Batista dos Santos, buscaram formar parcerias para ampliar suas ações e se destacaram no critério engajamento. O grupo RioParaibaVive – Tampet- SF salva! mobilizou a comunidade local, poder público e a sociedade organizada na campanha #jogaatampinha para coletar tampinhas de garrafa, de forma a sensibilizar a população para o descarte incorreto desses resíduos e revertê-los em recurso financeiro para o próprio projeto. Com a mobilização, toneladas de tampinhas foram coletadas e vendidas – e o dinheiro foi doado integralmente para a Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda, para realizar reparos do espaço que abriga cerca de 140 animais.
A capacidade das comunidades escolares no engajamento de diversos atores da sociedade na Restaura Natureza 2023 foi o que mais chamou a atenção de Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil e um dos membros da Comissão Julgadora, que avaliou projetos finalistas para definir os vencedores da categoria. “A comunidade escolar é um elo importante de conexão entre pessoas. Por isso, as ações dos grupos participantes da olimpíada demonstraram uma força de engajamento e mobilização de famílias, o poder público e o setor privado, tão importante para a nobre missão de regenerar o planeta”, diz.
Na sua 2ª edição, a Restaura Natureza teve duas fases simultâneas: a fase online, que apresentou dez temas formativos e convidou os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e os jovens desenvolveram, acompanhados de um professor responsável, as suas ações de restauração. “O ótimo desempenho do grupo vencedor RioParaibaVive – Tampet- SF salva! na fase online fez a diferença na pontuação final. Eles foram muito bem nos quizzes e conseguiram muitas inscrições de outros estudantes, o que valeu ponto pelo código de indicação”, comenta Cinthia Rodrigues, cofundadora da associação Quero na Escola, organizadora da olimpíada.
A Restaura Natureza 2023 teve 9.269 inscritos na fase online, sendo 8.437 estudantes e professores de 275 escolas de todos os estados brasileiros. Nesta edição, 832 pessoas se inscreveram como “visitantes” – inclusive alunos de outros anos do Ensino Fundamental e Médio – e puderam também conhecer os conteúdos didáticos e realizar os quizzes.
Foram premiados cinco grupos vencedores na categoria Comissão Julgadora e cinco grupos vencedores na categoria Votação Popular na olimpíada do WWF-Brasil. Na categoria Votação Popular, venceram os cinco grupos escolares com mais pontos, o que inclui a soma do número de votos recebidos pelo público na fase de votação popular e os pontos dos integrantes na fase online. Na categoria Comissão Julgadora, os relatos de ação dos grupos foram analisados pela Comissão Julgadora da Restaura Natureza, formada por cinco especialistas convidados e do WWF-Brasil. Eles atribuíram pontos em cinco eixos: Engajamento, Comunicação, Técnicas de restauração, Diversidade de espécies nativas e Área Restaurada. Esses pontos foram somados aos pontos obtidos pelo grupo na fase online.
Os estudantes e professores dos oito grupos vencedores nas duas categorias irão ganhar kits de produtos de consumo consciente e terão suas histórias contadas em um livro digital. Além disso, os cinco grupos vencedores da categoria Comissão Julgadora receberão mentorias de especialistas, que farão reuniões de escuta e aconselhamento com os estudantes e seus professores para a continuidade das ações de restauração desenvolvidas durante a olimpíada. “Quando oferecemos às crianças e jovens vivenciar essa experiência significativa que permite explorar seus talentos para regenerar a natureza, sabemos que há uma grande chance que isso marque a sua vida e frutifique em muitas ações a favor da coletividade. Oito grupos são os vencedores, mas o ganho é de todos nós”, diz Gabriela Yamaguchi, idealizadora e coordenadora da Restaura Natureza.
VENCEDORES DA CATEGORIA COMISSÃO JULGADORA
1º LUGAR
RioParaibaVive – Tampet – SF salva!
Escola Municipal Espírito Santo
Volta Redonda (RJ)
2º LUGAR
Escola Municipal São José
Vertente do Lério (PE)
3º LUGAR
Escola Municipal Profª Tereza Cordovil Guimarães
Manaus (AM)
4º LUGAR
Escola Estadual de Ensino Médio Profª Maria das Graças Escócio Cerqueira
Itaituba (PA)
5º LUGAR
Escola Municipal de Tempo Integral Joaquim Rosal Sobrinho
Bom Jesus (PI)
VENCEDORES DA CATEGORIA VOTO POPULAR
1º LUGAR
Escola Municipal São José
Vertente do Lério (PE)
2º LUGAR
Escola Estadual de Ensino Médio Profª Maria das Graças Escócio Cerqueira
Itaituba (PA)
3º LUGAR
Colégio Celtas de Votuporanga
Votuporanga (SP)
4º LUGAR
Escola Estadual Profº Sebastião de Oliveira Rocha
São Carlos (SP)
5º LUGAR
Escola Municipal de Tempo Integral Joaquim Rosal Sobrinho
Bom Jesus (PI)
MENÇÕES HONROSAS
Menção honrosa Tubarão: nunca dorme
Colégio Liceu Jardim
Santo André (SP)
Menção honrosa Coruja: rigor científico
Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração
São Paulo (SP)
Menção honrosa Colmeia: muitos polinizadores
Paulista (PE)
Menção honrosa Professor polvo: muitos braços
SESI 207 Centro Educacional
Caçapava (SP)
Menção honrosa Fruto: Segurança alimentar
Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes
Monsenhor Tabosa (CE)
A Restaura Natureza tem parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana, além de contar com o apoio da marca Bom Ar® da Reckitt Hygiene Comercial, e da Aegea.