Dessa forma, é possível supor que todos compreendem a gravidade do tema e estão comprometidos com sua solução. Será mesmo? Acreditamos que é preciso explorar mais profundamente a relação entre a escassez hídrica e as oportunidades de reverter esse cenário de crise mediante ações de restauração de ecossistemas degradados e a conservação do que mantêm suas funções pouco alteradas. Temos de compreender quem são os grandes responsáveis não só pelo problema, mas pela sua reparação. É preciso destacar as ações que possam ajudar a solucionar o problema da disponibilidade de água desigual entre as diferentes partes do país.
A responsabilidade pela recuperação e preservação dos mananciais deve ser repartida e assumida por todos os agentes sociais envolvidos, sobretudo pelos grandes consumidores, os agentes econômicos do setor agropecuário e industrial.
Para tratar da falta de água, é preciso entender sobre rede hidrográfica, cobertura vegetal e uso do solo, regime de chuvas, localização, dimensão, potencial de abastecimento e vulnerabilidade dos aquíferos. Esses são aspectos co-dependentes e suscetíveis às alterações climáticas e atividades econômicas não comprometidas com sua conservação.
Não consumimos água apenas nas atividades de higiene, alimentação e para saciar a sede. Também consumimos água virtual quando utilizamos qualquer produto que utilize água em sua produção. Por isso, refletir sobre nossos hábitos de consumo é fundamental para melhorar esse cenário.
Muita coisa pode ser feita, desde cobrar das marcas uma conduta coerente com as necessidades de conservar os recursos hídricos, florestais até fortalecer as comunidades que conservam, protegem e restauram esses recursos.
Rever nossa relação cultural com os rios nas cidades é fundamental. Eles não são apenas marginais e locais fáceis para se fazer uma avenida, muito menos meio para descartar aquilo que não nos serve mais, como lixo, entulho ou esgoto. Por isso, propomos ações para refletir sobre como ocupamos as margens de rios e nascentes nas cidades e ressignificar esses espaços. Assim como conhecer melhor as leis que protegem esses recursos para melhorar nossa atuação como cidadãos.
Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão nas duas categorias:
Os projetos serão analisados por uma comissão julgadora formada por especialistas do WWF-Brasil e parceiros. Os critérios podem ser consultados no Regulamento da RESTAURA NATUREZA. Serão premiadas os 10 grupos que tiverem mais pontos somando-se os pontos da Primeira Fase com os da Comissão Julgadora.
Todas as ações enviadas poderão ser votadas através do site da RESTAURA NATUREZA. Serão premiados como vencedores em 1º ao 5º lugar os grupos que tiverem mais pontos. Cada voto valerá 1 ponto somado aos pontos acumulados pelo grupo na primeira fase.
Entre os prêmios para os grupos vencedores da Restaura Natureza há:
Uma viagem de campo com tudo pago para conhecer uma unidade de restauração;
Kits de produtos do WWF-Brasil;
Participação do Ebook de vencedores da 1º Restaura Natureza com um capítulo sobre a ação que executaram.
Forma de obter pontos | PONTOS |
---|---|
Cadastro na Plataforma | 1 ponto |
Convidar um amigo | 2 pontos por amigo que se cadastrar |
9 quizzes | 10 pontos cada quiz, até 90 pontos |
Mulheres e estudantes que se declararem negros ou indígenas | Acréscimo de 10% na nota da primeira fase (individual) |
Para a SEGUNDA FASE os estudantes serão convidados a formar um grupo de até 5 pessoas. A pontuação individual acumulada na PRIMEIRA FASE de cada um dos membros do grupo será somada compondo a pontuação final do grupo na PRIMEIRA FASE. Esta pontuação será contabilizada com os pontos adquiridos na SEGUNDA FASE para a classificação final .
Categoria Comissão Julgadora
Critérios de avaliação | Quantidade máxima de pontos |
---|---|
Engajamento | 150 pontos |
Comunicação | 150 pontos |
Técnicas Restauradora | 150 pontos |
Diversidade de Espécies Nativas | 150 pontos |
Área Restaurada | 300 pontos |
TOTAL | 1000 pontos |
A Comissão Julgadora atribuirá a cada registro de ação de restauração até 1.000 pontos, aplicando-se os seguintes critérios:
Engajamento (0 a 150 pontos)
Serão considerados público total engajado na campanha e ação restauradora, profundidade do envolvimento e pertinência das pessoas envolvidas, tais como demais estudantes e professores da escola, poder público, produtores rurais, organizações sociais, vizinhos, etc.
Comunicação (0 a 150 pontos)
Análise da clareza, qualidade e formatos diversos dos registros da ação restauradora enviados à Restaura Natureza. Serão aceitos textos, fotos e vídeos. Também serão considerados neste critério eventuais esforços e sucessos nas estratégias de comunicação da ação como um todo, incluindo publicações dentro e fora da comunidade escolar.
Técnica restauradora (0 a 150 pontos)
Uso ou disseminação de boas práticas de restauração, conjugação de diferentes práticas que restauram a natureza e as relações com a natureza e inovação nas ações para restaurar.
Diversidade de espécies nativas (0 a 150 pontos)
Envolvimento da maior diversidade de espécies utilizadas na restauração (sementes e mudas de acordo com as características locais) e também espécies de fauna beneficiadas na ação restauradora.
Área restaurada (0 a 300 pontos)
Espaço total envolvido na ação, seja em área total ou número de propriedades incluídas. Será considerada principalmente a área diretamente plantada, semeada ou beneficiada por uma ação iniciada.
Categoria técnica (até 500 pontos da primeira fase + até 1000 pontos da segunda fase)
Grupos formados por estudantes de escola pública terão um acréscimo de 10% na nota final desta categoria.
Categoria popular (até 500 pontos da primeira fase e infinitos da segunda fase em que cada voto vale 1 ponto).
Grupos formados por estudantes de escola pública terão um acréscimo de 10% na nota final desta categoria.
Cinthia Rodrigues, jornalista, cocriadora da Quero na Escola, especialista em engajamento com a comunidade escolar.
Giuliana do Vale Milani, gestora ambiental, especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis.
Camila Martins da Silva Bandeira, professora, bióloga, mestre em Ensino de Ciência com pesquisa na área de História das Ciências, Educação Ambiental e Trabalho de Campo.
Társio Magalhães Tognon, professor, geógrafo, mestre em Ciência Ambiental com pesquisa em Cartografia Participativa e Aprendizagem Social realizada em comunidades quilombolas.
Gabriela Yamaguchi, jornalista, especialista em Educação e Engajamento para Estilos Sustentáveis de Vida, foi coordenadora do primeiro desafio educacional de geografia e história do Brasil.