Temas

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Compartilhe

Que a natureza não é estática a gente sabe, mas compreender o que muda, como muda, porque muda e quais consequências trazem tantas mudanças é fundamental. Recentemente, o termo “mudanças climáticas” tem ganhado destaque indicando que transformações no padrão climático global estão afetando nossas vidas negativamente. O fato é que nunca estas mudanças ocorreram tão rapidamente e que somos nós, seres humanos, os responsáveis por elas.  

O que chamamos genericamente de natureza é, na realidade, um complexo sistemas de fatores físicos e biológicos no qual a estrutura e a dinâmica geológica do planeta, a biosfera a atmosfera e a ação humana interagem produzindo fenômenos que tanto podem garantir a o equilíbrio da vida como ameaçá-lo. Dessa forma, durante milhões de anos, os processos naturais moldaram as paisagens e criaram condições para a imensa biodiversidade que conhecemos. Mas, a capacidade humana de transformar as paisagens e de explorar recursos minerais e fósseis está alterando de forma crítica os sistemas Terra-vida.  

Mudanças no uso do solo como a substituição de florestas por pastagens, lavouras e áreas urbanas e a emissão de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis estão entre as principais causas das mudanças climáticas. Isso porque ciclos naturais como o do carbono, por exemplo, estão sendo alterados. Nesse caso, entende-se que exista atualmente uma determinada quantidade de carbono circulando entre a biosfera e a atmosfera por meio de processos bioquímicos. O atual balanço de carbono alcançado ao longo de milhões de anos enquanto, lentamente, o sistema vivo capturava o carbono existente na atmosfera e o imobilizava na forma de depósitos fósseis hoje conhecidos como petróleo, gás natural e carvão está sendo alterado pela sua queima dessas reservas iniciada com a primeira revolução industrial. O carbono, junto com outros gases do efeito estufa, são importantes para o equilíbrio térmico do planeta. Mas o aumento de sua concentração na atmosfera tem elevado a temperatura do planeta ocasionando alteração nos sistemas de circulação marítima e atmosférica que regulam o clima no planeta Terra. É a chamada emergência climática. 

Embora a responsabilidade por essa crise seja coletiva, há um discurso que tenta justificar o modelo de desenvolvimento que nos trouxe até aqui. E as imensas desigualdades socioeconômicas fazem com que a parte mais afetada pelas consequências das mudanças climáticas sejam as populações mais vulnerabilizadas, coincidentemente, as mulheres, as pessoas negras, os povos indígenas e as comunidades tradicionais, idosos e crianças. Isso nos alerta para a justiça climática, pensamento que adiciona um questão ética a um tema antes restrito às ciência naturais.  

Para além das causas e efeitos do aquecimento  global e das mudanças climáticas, é preciso um reposicionamento ético acerca de nosso modo de vida e sobre como ele está contribuindo para o agravamento do aquecimento global. Sobre nossas escolhas e como elas estão reforçando ou mitigando as vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais. Sobre nosso como questionamos ou legitimamos governos, empresas e a atual lógica de funcionamento de seus negócios.  

Acesse aqui os Planos de Ação
relacionados a MUDANÇAS CLIMÁTICAS

QUIZ

Você não tem permissão para
realizar o quiz no momento.