Serviços ecossistêmicos

Foto: Andre Dib/WWF-Brasil

Muitas pessoas imersas em suas obrigações, rotinas, tarefas, ludibriadas pelo poder das compras, não são capazes de parar para respirar e identificar a grandeza dos inúmeros benefícios que a natureza nos proporciona cotidianamente. Passa batido em nosso dia-a-dia a importância do ar, da água, da terra, da luz solar, da fotossíntese e de infindáveis mecanismos mantenedores da qualidade de vida. Embora eles nos forneçam imensas contribuições econômicas, os cadernos de economia não contabilizam esses lucros.

Não se discute, em valores capitais, quanto vale cada benefício fornecido pelas dinâmicas ambientais. Não se pensa em frear os desmatamentos, a poluição ou o aumento da urbanização para que a economia natural seja mantida. Pelo contrário, essas ações seguem sendo ampliadas, segundo um o modelo que credita a elas o avanço econômico de um país. Abordar os serviços ecossistêmicos na Restaura Natureza tem como objetivo principal discutir tais questões. 

A partir do conceito de que a natureza é o suporte principal para manter o bem estar da vida humana, os equivalentes financeiros, a compreensão e valorização dos serviços ecossistêmicos são colocados em pauta para a elaboração de ações de restauração. Essas informações precisam sair de estudos científicos e ser incorporadas a discussões mais coletivas e cotidianas. Para tanto, devem ser mais acessíveis.

Devemos caminhar no sentido de compartilhar conhecimentos, provocar reflexões e mobilizar as esferas de macro e micropolíticas a considerarem esses serviços em suas tomadas de decisões.

REALIZE O SEU LOGIN PARA RESPONDER O QUIZ E PONTUAR

Serviços ecossistêmicos

Compartilhe

Deixe sua sugestão




    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.