Temas

CONSERVAR

Compartilhe

Valorizar e desfrutar a natureza é, talvez, a melhor forma de engajar pessoas e governos na sua proteção, conservação e restauração. O combate às mudanças climáticas e ambientais que ameaçam a vida e o bem-estar de milhões e milhões de habitantes depende disso. Temos no mundo mais de 8,7 milhões de espécies conhecidas, um imenso número de ecossistemas e arranjos peculiares responsáveis por serviços ecossistêmicos e ambientais dos quais dependemos. A consciência dessa riqueza e dos riscos que corremos devido à crescente degradação da natureza é apenas o passo inicial de um processo que precisa engajar múltiplos agentes sociais, os governos, as organizações não governamentais e, também, os setores econômicos e a população em geral. 

A Restaura Natureza e a Década da Restauração da ONU explicam como chegamos a um ponto em que não basta conservar e é preciso ajudar a natureza a se recompor. Isso só aumenta a urgência de conservar ecossistemas que guardam riquezas difíceis – ou até impossíveis – de recompor. Não adianta restaurar se mantivermos hábitos que destroem o meio ambiente. 

Precisamos entender a real necessidade dos 8 bilhões de habitantes do planeta. As mudanças climáticas e a eliminação de habitats aumentam o risco de novas pandemias e a incessante demanda por matérias-primas em um planeta com recursos finitos ameaça o delicado equilíbrio ambiental que sustenta a vida e nosso modo de vida. Algumas localidades, mais vulneráveis que outras, enfrentarão sérios problemas sociais e econômicos. Fluxos migratórios e crises humanitárias decorrentes de problemas ambientais irão desafiar a capacidade humana e dos governos em dar respostas rápidas e satisfatórias às necessidades das pessoas. A produção de alimentos pode ser afetada, agravando o fantasma da fome e, talvez, as novas tecnologias não bastem para solucionar o problema. É preciso vontade política por parte de todos os atores sociais para evitar o colapso. 

O desmatamento em muitos locais leva ecossistemas inteiros a um ponto de não retorno e com isso, mudanças imprevisíveis e irreversíveis podem comprometer a economia e a qualidade de vida humana em todas as regiões do planeta. Portanto, conservar o que resta dos ambientes naturais e seus processos não basta, é urgente frear a degradação e restaurar os ambientes já impactados.  

Este é o convite que a Restaura Natureza nos faz: se apropriar do pouco que sabemos sobre a natureza, seus processos e nossa interdependência e meter a mão na terra, em ações capazes de impactar positivamente nosso ambiente e as pessoas. Cada um de nós tem uma cota de responsabilidade e se cada agente social assumir a sua, certamente faremos a diferença. 

Acesse aqui os Planos de Ação
relacionados a CONSERVAR

QUIZ

Você não tem permissão para
realizar o quiz no momento.