Temas

TÉCNICAS DE RESTAURAÇÃO

Compartilhe

Os problemas ambientais são alarmantes e presentes em todos os territórios mundiais. Em diferentes níveis, pois comunidades de baixa renda sempre serão as mais afetadas, a população humana já sofre os impactos. Mas em meio a tantos desafios, há notícias boas também. A alta resiliência da natureza vem mostrando que há uma segunda chance para a nossa espécie e ela deverá ser baseada nas técnicas de restauração.  

O termo técnica pode causar receio por acharmos a princípio que, essa tal de segunda chance, deverá ser assunto exclusivo de especialistas, cientistas, grandes empresas e órgãos ambientais. Mero engano! A restauração dos ecossistemas precisa do engajamento de diferentes atores sociais, elaborando ações integradas de amplitude global e principalmente regionais e locais, por se entender que as técnicas de restauração terão eficiência garantida se forem desenvolvidas após análises dialógicas entre comunidade, esferas públicas e privadas com a valorização das especificidades do local a ser restaurado. Nesse sentido, estudantes, educadores, comunidades e entidades da organização civil serão sempre bem-vindos.  

Para o início da restauração, as técnicas que serão utilizadas devem ser selecionadas a partir de um diagnóstico ambiental. Nesse momento, com a convergência entre os conhecimentos científicos e saberes tradicionais, pode-se adotar diferentes metodologias, a depender do bioma em questão. Cada caso, será um caso e já temos ricos exemplos de experiências restauradoras. O desenvolvimento de quintais agroflorestais pode ser uma excelente prática restauradora, em regiões em que a população reside em casas com espaços abertos possíveis de realizar plantios familiares. Já em ambientes urbanos, hortas comunitárias em praças podem ser uma grande pedida para as pessoas que vivem em prédios e possuem pouco espaço de convivência social e natural.  

Em outros territórios, pode-se pensar na formação de corredores ecológicos, plantio de mudas nativas, uso de espécies frutíferas para atrair animais dispersores de sementes, quando o objetivo é ampliar a biodiversidade e a cobertura vegetal. Técnicas de recuperação de nascentes, matas ciliares e armazenamento de água podem ser utilizadas em áreas de escassez hídrica.  

Por fim, vale ressaltar que as técnicas só chegarão no seu auge de eficiência se as comunidades locais estiverem de fato envolvidas. A compreensão de que é necessário isolar os territórios e afastar as pessoas de seus locais de origem, em prol da preservação ambiental, não é mais valorizada. Pesquisas demonstram a importância, por exemplo, dos povos indígenas para a recuperação e conservação dos ecossistemas. Esses, com seus fazeres ancestrais, podem fomentar o desenvolvimento de técnicas de acordo com as especificidades bióticas, abióticas e sociais de cada lugar. A humanidade, em conjunto com a diversidade de saberes e o potencial regenerativo do ambiente, formará um excelente time de futuro brilhante.  

Acesse aqui os Planos de Ação
relacionados a TÉCNICAS DE RESTAURAÇÃO

QUIZ

Você não tem permissão para
realizar o quiz no momento.